A Microsoft revelou o Muse, um modelo de inteligência artificial que pode gerar gameplay e ações de controle em tempo real. Segundo a empresa, essa é a primeira IA do mundo capaz de simular tanto o mundo do jogo quanto as ações dos jogadores, um conceito chamado de WHAM (World and Human Action Model).
A IA funciona com treinamento com gameplays reais e aprende assistindo a vídeos de jogabilidade e analisando os comandos dados por jogadores reais. É baseado no jogo Bleeding Edge e o treinamento inicial usou dados desse jogo multiplayer lançado em 2020.
Tem mais1 milhão de atualizações e depois desse número de ajustes, o modelo começou a entender mecânicas complexas, como um item explosivo que detona após três golpes do jogador.
O Muse pode ajudar desenvolvedores de jogos a testar mecânicas sem precisar de beta testers humanos, acelerando o processo de criação e ajustes no game.
A pesquisadora Katja Hofmann, da equipe Microsoft Research Game Intelligence, comentou sobre a tecnologia:
“Estou ansiosa para ver como a comunidade vai explorar esses modelos e expandir nossa pesquisa. Essa tecnologia pode revolucionar o design de jogos e abrir caminho para experiências inovadoras baseadas em IA.”
No futuro, Muse pode mudar completamente a forma como os games são desenvolvidos, tornando a IA uma parte essencial do processo criativo.
Veja mais sobre tecnologia!