As modificações para SNES chegaram a um novo patamar. Os mods de Edge-Enhancer e 2CHIP RGB para SNES resolvem um dos maiores problemas do console: um sinal de vídeo borrado.
Tanto o Super Famicom quanto o SNES foram lançados com dois chips de vídeo diferentes em 1995, o 1CHIP e o 2CHIP.
O modo de Edge Enhancer para o SNES 2CHIP não é baseado em nenhum post de fórum, mas o modder Voultar realmente desmontou internamente o DAC do SNES através de fotos do chip para determinar como o DAC foi construído e, mais importante, por que ele tem problemas com a nitidez do vídeo.
O que ele desenvolveu foi um mod simples de instalação com 5 fios que pode ser rapidamente soldado na placa principal.
Ainda não há informações sobre a disponibilidade, mas Voultar espera que o custo seja em torno de US$ 100 quando for lançado.
Isso significa que em breve será possível instalar essa modificação, de forma física, no console, e melhorar os gráficos e o vídeo. Uma pena que o acesso aqui no Brasil para isso será bem difícil.
“Isso não é um filtro passa-baixa aumentado que ‘vai aumentar a nitidez’ do vídeo. Eu não gosto disso, e deixe-me explicar o porquê. Para começar, é limitado em largura de banda e o desempenho da nitidez depende do tipo de conteúdo de vídeo que o PPU do SNES está renderizando. Decidi não fazer algo que iria ter um desempenho ruim ou até mesmo oscilar dependendo do tipo de jogo que está sendo jogado,” disse Voultar.
No vídeo abaixo dá para ver um pouco sobre a modificação.
Veja mais sobre games!