A NASA está seriamente considerando cultivar casas feitas de cogumelos para futuras colônias espaciais na superfície lunar e, eventualmente, em Marte, segundo a Al Jazeera.

A agência espacial recentemente concedeu um contrato de US$ 2 milhões para um grupo de pesquisa no Centro de Pesquisa Ames da NASA, com o objetivo de estudar e desenvolver a “micotectura”.

O motivo pelo qual a NASA está investigando o uso de fungos é o alto custo de enviar materiais tradicionais de construção ao espaço.

Enviar esporos de fungos e misturá-los com materiais lunares “locais”, como água e regolito, para criar tijolos seria muito mais barato, de acordo com o arquiteto Chris Maurer, de Cleveland, Ohio, que falou sobre sua parceria com a NASA.

Pesquisas promissoras da NASA também mostraram que esses blocos de construção feitos de cogumelos podem desviar a maior parte da radiação espacial, proporcionar isolamento contra temperaturas extremas e podem ser cultivados muito rapidamente, em um a dois meses — uma alternativa futurista e altamente eficiente aos materiais convencionais.

O processo de cultivo de uma casa de cogumelos na Lua começaria com o envio de um pacote especial à superfície lunar, contendo uma pia e outros itens essenciais, de acordo com a Al Jazeera.

O interior do pacote inflaria, enquanto uma mistura de esporos de fungos, água e algas cresceria para formar uma camada externa que, eventualmente, endureceria, criando uma nova estrutura habitável.

Embora os experimentos iniciais na Terra tenham sido bem-sucedidos, ainda podem surgir complicações imprevistas no espaço.

O grupo de pesquisa de cogumelos, liderado pela cientista sênior da NASA Ames, Lynn Rothschild, planeja enviar um modelo conceitual de estruturas de micotectura para o espaço, como parte do lançamento previsto para 2028 da estação espacial comercial chamada Starlab.

“De maneira geral, há riscos tecnológicos”, disse Rothschild à Al Jazeera. “A estrutura será forte o suficiente? Ela realmente fornecerá o isolamento que pensamos? Quais serão as propriedades do material? Vai crescer bem?”

Se tudo correr como planejado, colônias futuras na Lua e em Marte podem surgir como cogumelos.

Veja mais sobre ciência!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin