Games Web

Nintendo processa streamer em milhões após ele se gabar para a empresa sobre pirataria de jogos

Depois de transmitir muita pirataria online, a Nintendo processa o streamer Jesse Keighin, conhecido online como Every Game Guru.

A empresa o acusa de transmitir versões pirateadas de vários jogos da Nintendo. Se o processo seguir em frente, a ação pode render uma indenização de até 7,5 milhões de dólares.

Segundo os documentos apresentados em um tribunal do Colorado, Keighin transmitiu cópias de jogos ainda não lançados, como The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom e Mario & Luigi: Brothership, em várias ocasiões.

Desde 2022, a Nintendo alega que ele adquiriu e transmitiu ilegalmente pelo menos 50 jogos vazados, enquanto compartilhava links para que os espectadores usassem emuladores como Yuzu e Ryujinx.

A Nintendo argumenta que essas ações resultaram em milhões de dólares em perdas de vendas.

Apesar de ter recebido diversas notificações para remover o conteúdo, Keighin continuou transmitindo os jogos da Nintendo em plataformas como YouTube, Twitch e Kick.

Sua postura desafiadora incluiu, supostamente, um e-mail provocador enviado à Nintendo no final de outubro, no qual se gabava de sua capacidade de criar “mil canais descartáveis” para continuar transmitindo e dizia que poderia “fazer isso o dia todo” — algo que claramente não agradou à gigante dos games.

Não surpreendentemente, seus canais no YouTube e no Twitch agora estão offline após uma série de notificações por direitos autorais.

A Nintendo está buscando uma indenização de US$ 150.000 por cada violação da Lei de Direitos Autorais, além de US$ 2.500 por cada violação. No total, essas multas podem chegar a 7,5 milhões de dólares, embora a Nintendo também possa optar por buscar danos reais no julgamento.

O processo também exige a apreensão e destruição de quaisquer emuladores ou dispositivos em posse de Keighin que foram usados para facilitar a pirataria.

Em uma declaração à Polygon, a Nintendo confirmou que entrou com uma ação contra um jogador por violação de sua propriedade intelectual e das diretrizes de conteúdo de jogos, enfatizando sua postura de proteção às criações dos desenvolvedores, que dedicam tempo e esforço substanciais para proporcionar experiências agradáveis aos jogadores.

Veja mais sobre games!

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin