Pesquisadores do Laboratório de Integração Humano-Computador da Universidade de Chicago desenvolveram um novo sistema de feedback tátil eletro-tátil completo para aplicações de realidade virtual (VR).
Esse sistema vestível é anexado à parte de trás da mão do usuário e pode produzir sensações táteis em toda a superfície da mão, sem a necessidade de luvas ou hardware adicional.
O sistema funciona enviando sinais elétricos através dos tecidos da mão do usuário, com as sensações sendo sentidas principalmente na frente da mão, onde há 60 vezes mais receptores em comparação com a parte de trás.
Ao segmentar 11 pontos diferentes na mão, os pesquisadores foram capazes de recriar a sensação de tocar objetos em realidade virtual, como um botão, uma corda, uma parede, etc.
Embora a tecnologia de realidade virtual seja frequentemente associada a esse sistema, com esse novo nível de haptics sem as mãos, acredita-se que haja novos casos de uso para haptics que vão além de VR/AR. Por exemplo, acredita-se que a haptics possa ser usada em aplicações de aprendizado (tocando piano ou bateria, por exemplo) ou mesmo em interações complexas, diz Pedro Lopes, chefe do Laboratório de Integração Humano-Computador da Universidade de Chicago à IEEE Spectrum. Ele comenta que “com este novo nível de haptics sem as mãos, acreditamos que podemos liberar novos casos de uso para haptics que vão além de VR/AR”.
Nota do editor: Haptics, ou em português, háptico, significa “relativo ao tato”, “sinônimo de tátil”, e é proveniente do grego haptikós, ê, ón “próprio para tocar, sensível ao tato”.
Veja mais sobre o novo sistema de feedback tátil no vídeo
Veja mais sobre tecnologia!
Muito foda por isso digo que o Vr tem futuro, daqui uns 10 anos já devemos ter rastreamento de corpo e mão perfeitos e algum dispositivo como esse da notícia.