O teclado do iPhone deve ganhar novos rostos em breve. A Apple já prepara para o iOS 26 novos emojis, aprovados pela versão 17.0 do Unicode, que foram revelados no último 17 de julho, o Dia Mundial do Emoji. São oito figuras inéditas que devem ser liberadas na primavera de 2026, caso sejam mesmo incluídas no sistema e em outras atualizações de plataformas.
A lista traz Pé Grande, orca, trombone, resto de maçã, bailarinos, rosto distorcido, nuvem de briga (aquele clássico em formato de confusão de desenho animado) e um baú do tesouro. Todos fazem parte do pacote Unicode 17.0, que deve ter aprovação definitiva em 9 de setembro de 2025. Depois disso, as empresas de tecnologia, como a Apple, começam a adaptar o visual dos emojis para os seus sistemas, o que costuma levar alguns meses.
O consórcio Unicode explicou que cada um foi escolhido pensando na clareza visual e no potencial de significado emocional ou cultural. Assim, há opções para todos os gostos: a orca pode agradar quem curte vida marinha, enquanto os bailarinos representam as artes e o mundo do espetáculo. O rosto distorcido parece perfeito para expressar aquele momento de vergonha alheia nas conversas online, e o baú do tesouro e o resto de maçã trazem símbolos tanto para o cotidiano quanto para metáforas sobre descobertas.
Essa atualização deve chegar junto com a expansão do Genmoji, recurso que a Apple já vem testando na versão beta do iOS 26. A ferramenta usa inteligência artificial para criar emojis personalizados, permitindo combinações e personagens únicos. Embora separados do padrão Unicode, os Genmojis podem se beneficiar dessa nova leva como base para criações ainda mais expressivas.
Mesmo que esses oito novos emojis não transformem a forma como a gente se comunica, eles mostram como o repertório digital continua a crescer, reforçando o compromisso do Unicode em manter o catálogo mais diverso, representativo e divertido.
Veja mais sobre web.