Combinando dados das missões Apollo e de explorações recentes, a NASA, em parceria com o Instituto Planetário Lunar e o USGS dos Estados Unidos, desenvolveu um mapa caleidoscópico da geologia da Lua.
O mapa tem uma escala de 1/5.000.000, e foi criado com base em seis mapas “regionais” da Lua feitos durante o programa Apollo (1961-1975) e informações mais recentes do satélite.
“A finalidade deste projeto era criar um recurso digital para pesquisa e análise científica que auxilie futuros esforços de mapeamento geológico, seja em escala local, regional ou global, além de ser um recurso para educadores e o público interessado na geologia lunar”, afirmam os autores em comunicado à imprensa.
Para isso, o projeto é de acesso gratuito e disponível virtualmente para quem desejar explorar a geologia da Lua.
Intitulado Unified Geologic Map of the Moon, o mapa detalha formações geológicas presentes em diferentes épocas na Lua, incluindo os tipos e idades das rochas que podem ser encontradas na superfície lunar e em que camadas estão localizadas.
Entre os dados utilizados estão os das regiões polares exploradas pela Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA) da NASA e close-ups da zona equatorial da recente missão SELENE da agência espacial japonesa.
“Este mapa é o resultado de um projeto de décadas”, explica o geólogo Corey Fortezzo, um dos autores do projeto.
Neste link, você encontra as imagens em alta definição e mais informações sobre o projeto.
Leia mais matérias legais sobre Mapas!