A Nissan revelou um novo material redutor de ruídos para carros, que ao contrário de outros materiais do gênero desenvolvidos anteriormente, é leve.
Chamado de meta-material, este componente é feito por uma estrutura treliça e filme plástico, diferente dos modelos atuais que usam uma grossa camada de borracha.
Esses meta-materiais controlam as vibrações do ar para limitar a transmissão de ruídos de banda de frequência ampla entre 500 e 1.200 hertz, como ruídos de estradas e motores.
A natureza leve torna o veículo leve, o que limita o impacto ambiental do carro, e melhora a eficiência – com o benefício de ter um interior mais silencioso.
Além disso, a tecnologia atual traz competitividade de custos, já que custa praticamente o mesmo que os materiais atuais. Significa também que este material poderá ser usado em carros que não são de luxo.
Esta tecnologia é pesquisada pela Nissan desde 2008. Na época, esse material era usado apenas em antenas de alta sensibilidade para pesquisas de ondas eletromagnéticas. A empresa então adaptou para controlar as ondas sonoras e ser aplicável em veículos a motor.
Material redutor de ruídos para carros
Veja mais sobre tecnologia!