Starfield, novo game da Bethesda, introduz um excelente sci-fi para quem gosta da temática espacial. Em especial, para quem gosta de exploração interplanetária. O game, que se passa em 2330, traz muitos sistemas, planetas, luas e lugares para explorar. Pensando nisso, a gente imagina: o que aconteceu com Terra em Starfield?
Em certo momento, ainda no início do game, é possível visitar o Sistema Solar. E, é claro, a primeira coisa que fiz ao acessar este sistema, foi visitar a nossa casa: a Terra.
Eis que me deparo com algo surpreendente. Nosso planeta se transformou em um deserto. Ou seja, não há nada por lá. Apenas terra, rochas e poças isoladas de água.
A questão que paira é: o que aconteceu?
O que houve com a Terra em Starfield
Durante uma das primeiras missões, é explicado brevemente que o planeta Terra perdeu a sua atmosfera. O termo usado no game foi que a atmosfera “vazou para o espaço”. Isso começou a acontecer em cerca de 2150 (180 anos antes do início do game).
A humanidade teve 50 anos para evacuar o planeta, pois tudo ali seria extinto. E pelo que sabemos, de acordo com a história do game, houve bastante confusão durante esse êxodo.
Isso nos leva a concluir que, de fato, foi um desastre climático que destruiu nosso lar. Há inclusive informações sobre isso na cidade de Nova Atlântida, em um museu.
De qualquer forma, é possível visitar o planeta e conferir de perto o que tem por lá, como eu fiz. Não espere muito, no entanto. O planeta está completamente ermo.
Mas existe algo na Terra em Starfield?
Quando exploramos o planeta, ao menos superficialmente, não dá para ver nada. Nem mesmo ruínas de que um dia houve uma civilização por lá.
O único indício de que teve vida por ali, talvez, seja algumas concentrações de água (H2O) e destroços ou lixo espacial que ficam em órbita em torno do planeta.
A Terra está morta. Com quase nada de recursos.
O que nos faz pensar que Starfield nos trouxe uma previsão do que pode acontecer conosco no futuro. Que a humanidade precisa encontrar um novo lar, e em pouco tempo, assim como as palavras do astrofísico Stephen Hawking.
Veja mais sobre games!