No metrô de Shenzhen, uma das cidades mais modernas da China, os usuários devem pagar as passagens de embarque através do reconhecimento facial. O sistema foi implementado por meio de aplicativos como Alibaba e WeChat Pay.

Os tickets e cartões magnéticos foram substituídos por uma carteira virtual do passageiro, que está associada ao seu rosto. Para isso, eles devem fazer um pré-registro vinculado à sua conta bancária.

Nas catracas da estação de Futian estão instalados tablets com uma inteligência artificial que debita automaticamente o valor da passagem através do reconhecimento. Ao chegar próximo à roleta de entrada todo o processo é realizado rapidamente.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Huawei, e apenas pôde ser implementada graças à Internet 5G de alta velocidade.

O sistema está em fase de teste e deve ser implementado em toda China, com objetivo de reduzir o tráfego intenso de pessoas. Apenas em Shenzhen, são feitas mais de 5 milhões de viagens; a cidade é a décima primeira mais populosa do país.

A mesma tecnologia está sendo empregada no monitoramento do crime nas estações de trens pela polícia chinesa e nas escolas para entender as emoções dos estudantes, a fim de aprimorar a educação no país.

Ela também tem sido um meio de proteger as crianças e adolescentes da exposição na internet: é possível identificar as que passam muito tempo jogando jogos eletrônicos e fazendo streaming.

O que você acha da ideia?

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin