Os fotógrafos subaquáticos sabem que, apesar dos recifes de corais serem lindos, as imagens apresentam cores sem graça e geralmente azuladas. Mas uma oceanógrafa conseguiu resolver isso a criar um algoritmo que retira água de fotos no mar.
Mesmo na água rasa a luz aparece nas fotografias como opacas, dificultando a visualização de algumas características e lavando as cores – especialmente os vermelhos e amarelos.
Mas o novo algoritmo chamado Sea-thru, desenvolvido pela engenheira e oceanógrafa Derya Akkaynak, remove a distorção visual causada pela água de uma imagem. Os efeitos podem ser de grande alcance para biólogos que precisam ver cores verdadeiras sob a superfície.
Ele praticamente elimina todo o trabalho de arte final que um especialista humano teria para tornar as imagens mais realistas, e com as cores mais vivas, para retratar a realidade das cores desses incríveis espécimes do mar.
No vídeo, dá para conferir como foi a criaçao do projeto, e mais para o final, o resultado das fotografias usando o algoritmo.
Mais sobre você encontra na Scientific American.
O algoritmo que retira água de fotos no mar
Veja mais sobre fotografia!