A Universidade de Cambridge disponibilizou diversos manuscritos da escritora Jane Austen em um acervo online, de livre acesso ao público.
O projeto “representa todas as fases de sua carreira de escritora e uma variedade de estados físicos: rascunhos de trabalho, cópias justas e manuscritos de publicações para circulação privada”, segundo os responsáveis.
Dentre os documentos estão capítulos do romance Persuasão, publicado em 1818; rascunhos incompletos de Juvenília; Os Watsons; e seu último e inacabado romance, Sandion.
Os materiais escaneados estão guardados em diversos locais do Reino Unido, como a Biblioteca Britânica e o King’s College.
Trata-se de uma iniciativa voltada principalmente para os estudiosos, uma vez que grande parte do trabalho publicada não está finalizado.
Cada manuscrito digitalizado vem acompanhado de uma informação que contextualiza a época da obra, sua procedência e transcrição do texto de Austen.
Um recurso interessante a ser explorado é o “edições diplomáticas” que transcreve o texto com todas as correções e anotações da escritora.
O acervo digital Jane Austen Fiction Manuscripts pode ser acessado neste link.
Leia mais sobre Literatura!