Se os mapas são inerentes à necessidade humana, traçando do cosmos, ao tempo e à memória, com a mente incansável de Umberto Eco não seria diferente.

Em História das Terras e Lugares Lendários”, o célebre ensaísta, filósofo, linguista e romancista italiano nos convida a caminhar pelo imaginário humano.

“Terras e lugares lendários são de vários tipos e têm apenas uma coisa em comum: se dependem de lendas antigas cujas origens se perdem nas brumas do tempo ou se são um efeito de uma invenção moderna, eles criam fluxos de crenças”.

Fascinado pelo simbólico e o metafórico, o escritor acrescentou em seu legado uma obra ilustrada, onde ele se dedica a explorar o motivo pelo qual utopias e distopias nos atraem de maneira tão poderosa e duradoura, e como elas podem revelar como nos relacionamos com a realidade.

Umberto eco conduz o leitor à uma viagem artística na qual ele discorre sobre a história de lugares lendários que foram disseminados pela literatura, pinturas, filmes e músicas, que chegaram a convencer muitas pessoas de serem reais.

Neste sentido, o italiano investiga especialmente o que há de tão interessante por trás das terras que fascinaram tantos artistas ao longo da história.

“O mundo possível da narrativa é o único universo no qual podemos estar absolutamente certos sobre algo, e isso nos dá um senso muito forte da verdade. Os crédulos acreditam que El Dorado e Lemuria existem ou existiram em algum lugar ou outro, e os céticos estão convencidos de que nunca existiram, mas todos sabemos que é inegavelmente certo que Superman é Clark Kent e que Dr. Watson nunca foi o braço direito de Nero Wolfe, embora seja igualmente certo que Anna Karenina morreu sob um trem e que nunca se casou com um príncipe encantado”.

Abaixo você vê alguns dos mapas que nos proporcionam uma verdadeira viagem através da imaginação humana. Um local de caminhos complexos e infinitos a serem explorados.

Os mapas da imaginação humana explorados por Umberto Eco
Mapa T e O, Bartolomeu da Inglaterra, ‘Le livre des propriétés des choses’ (1392)
Os mapas da imaginação humana explorados por Umberto Eco
O mapa do mundo de Saint-Sever Beatus (1086)
Os mapas da imaginação humana explorados por Umberto Eco
Mapa de Palmanova, de Franz Hogenberg e Georg Braun (1572–1616)
Os mapas da imaginação humana explorados por Umberto Eco
Ilustração para a primeira edição de 1516 da Utopia
Os mapas da imaginação humana explorados por Umberto Eco
Tabula Peutingeriana, mapa viário do Império Romano (Cópia do Século XII)
Ilustração do livro Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne (1871)
Mapa da Islândia, Abraham Ortelius (Século XVI)
“Ulysses Joruney was Far from Home”, M.O. MacCarthy, Carte du monde d’Homère (1849)
‘En Enquiry into the Nature and Place of Hell’ , de Tobias Swinden (1714)
Diagrama cosmológico do século 19 do Manusyaloka (mapa do mundo humano), do jainismo (1890-1899)
O Mapa Mundi de Hartmann Schedel, de A Crónica do Mundo (1493)
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin