O artista Ivan Cash desenvolveu óculos de sol que bloqueiam as telas de computadores e televisões que nos rodeiam no dia a dia.
Chamado de IRL (In Real Life) Glasses, o aparato funciona como um par de óculos de sol comum, mas quando direcionado para uma tela LCD ou LED, faz com ela fique preta como se estivesse desligada.
Os óculos são capazes de bloquear as telas através da polarização horizontal da luz, que filtra as luzes de uma maneira seletiva e deixa passar apenas a que apresenta uma determinada polarização.
Quando essas lentes polarizadas são rotacionadas em 90 graus, a luz emitida pelos painéis de LCD e LED é bloqueada.
Ivan explica que a ideia partiu da quantidade de telas que disputam nossa atenção diariamente, e aponta que os americanos passam, em média, 11 horas por dia em frente às TVs e computadores.
Com a invenção, ele deseja que as pessoas se desconectem do mundo virtual para interagir uns com os outros de maneira mais genuína.
A invenção lembra o clássico do John Carpenter, “They Live”, no qual o protagonista encontra um par de óculos que revelam o mundo como ele realmente é, e as obscuridades por trás das propagandas e das pessoas. O artista confessa ter realmente se inspirado no filme de 1988.
Os IRL Glasses ainda estão na fase inicial, e não são capazes de bloquear smartphones ou painéis digitais (OLED), apenas interagem com telas LCD ou LED.
Ivan está com campanha de financiamento coletivo no Kickstarter para começar a produzir e vender sua invenção.