Enquanto a Wizards of the Coast trabalha para remover Dungeons & Dragons da OGL, a Paizo – criadora de Pathfinder – decidiu dar um passo adiante e assumiu que está produzindo um novo conjunto de regras abertas que os fãs poderão utilizar livremente. Ela se chamará “Open RPG Creative License” e já conta com o apoio de vários jogadores e companhias especializadas.
Enquanto a própria desenvolvedora do D&D se mantém em silêncio, após as diversas confirmações internas sobre a retirada do material da OGL, a polêmica se instaurou pelos mais diversos campos do RPG de mesa. Afinal de contas, diversos criadores trabalharam com o conteúdo ao longo dos anos e produziram sistemas inteiros a partir disso. A resposta da coletiva é trazer algo neutro e que não esteja nas mãos de uma companhia só.
Paizo vai pagar tudo de seu bolso
A Paizo garante que vai tirar cada moeda de seu bolso para produzir o sistema, porém não quer ter os direitos sobre a obra. Ela está trabalhando em parceria com a Legendary Games, Kobold Press, Chaosium, Green Ronin e Rogue Genius Games. Enquanto isso, fãs do mundo todo estão cancelando suas assinaturas de Dungeons & Dragons e criticando a Wizards of the Coast, ainda sem uma resposta direta vinda da clássica companhia.
Veja mais em RPG de Mesa!