A NASA está preparando o lançamento da missão Pandora neste outono, com o objetivo de explorar as atmosferas de planetas em outros sistemas solares.
Este pequeno satélite vai observar pelo menos 20 planetas conhecidos que orbitam estrelas distantes, buscando sinais de névoas, nuvens e água em suas atmosferas.
Os dados obtidos ajudarão cientistas a entender melhor os resultados do Telescópio Espacial James Webb e de futuras missões que procuram planetas habitáveis.
Mas como Pandora fará isso? Quando um planeta passa na frente de sua estrela (um fenômeno chamado trânsito), uma parte da luz da estrela atravessa a atmosfera do planeta antes de chegar até nós. Essa luz interage com as substâncias atmosféricas, deixando “marcas químicas” que podem ser detectadas.
“Esse é um passo importante para nossa missão e nos mantém no caminho certo para o lançamento neste outono. O satélite carrega nossos equipamentos e cuida de tudo, desde a navegação até a coleta de dados e comunicação com a Terra — é como o cérebro da espaçonave”, explicou Elisa Quintana, líder do projeto no Goddard Space Flight Center da NASA.
Veja mais sobre ciência!