O surgimento da IA no mundo moderno gerou não apenas descontentamento, mas também entusiasmo, já que permite realizar diversas tarefas de forma mais rápida e fácil. No entanto, ela também passou a ser utilizada por criadores de conteúdo para aumentar sua taxa de conversão em relação a outros meios. Isso deu origem a uma era de textos gerados automaticamente, que podem ser facilmente identificados com o detector de IA, pois muitos desses textos mantêm a mesma estrutura, frases repetidas e copiam o conteúdo com precisão. O detector de IA da Smodin é capaz de identificar os principais padrões de escrita gerada por IA, verificando facilmente a consistência e a originalidade do seu texto. Convidamos você a descobrir como essa ferramenta pode ser útil, como ela funciona e de que forma combate o plágio.
Visão geral das funções e da interface do Smodin AI
Primeiramente, vale a pena explorar o próprio site do detector. A navegação é bastante simples, pois ele oferece uma ampla variedade de recursos para trabalhar com IA e com o conteúdo gerado por ela. É possível utilizar as seguintes ferramentas:
- um reescritor, que analisará seu texto e corrigirá os pontos mais característicos de conteúdos gerados por IA;
- uma verificação de plágio, que permitirá detectar elementos que indicam o uso de inteligência artificial na criação de um artigo específico ou até mesmo de um pequeno texto;
- um escritor automático, que ajudará a gerar conteúdo;
- uma ferramenta de citação automática, capaz de fornecer os links necessários para criar conteúdo com base em um mecanismo de busca;
- o OMNI, que auxilia alunos do ensino fundamental ou médio na realização de tarefas específicas;
- a reescrita de texto, que corrige certos elementos para alcançar a exclusividade desejada;
- o detector de IA, que verifica se um texto foi gerado com o auxílio da inteligência artificial.
O site em si é simples e intuitivo, permitindo que qualquer usuário se familiarize rapidamente e encontre as seções desejadas. Além disso, nem sempre é necessário criar uma conta para usar o serviço, já que a plataforma permite verificar textos com até 5.000 caracteres.
Como identificar um texto gerado por IA
É impossível distinguir visualmente um texto original escrito por um ser humano de um texto gerado por IA. Ele terá uma estrutura coerente, frases corretamente escritas e muito mais. Por isso, você terá a impressão de que o conteúdo foi criado por uma pessoa muito criativa e versátil.
Mas, na maioria das vezes, o texto gerado pela IA não passa pela moderação dos mecanismos de busca e fica longe das primeiras páginas dos resultados. Isso se aplica especialmente aos textos usados para vendas ou para atrair pessoas a um site específico. Mas isso pode ser evitado usando um detector de IA.
Esta ferramenta pode analisar o texto o mais rápido possível e detectar elementos que não representam o nível da imaginação humana. Ela presta atenção à estrutura, ao vocabulário e ao estilo de escrita mais usados pela IA moderna. E se o texto foi gerado, o detector irá imediatamente destacar seções ou frases específicas que correspondem aos padrões usados pela IA.
Para quem é especialmente útil o detector de IA – estudantes, professores, redatores
A IA é frequentemente utilizada pelos usuários não apenas para pesquisar informações. Algumas pessoas a empregam para redigir artigos complexos ou trabalhos que exigem tempo e esforço na busca de dados. No entanto, a IA não é perfeita e, por vezes, pode fornecer informações incorretas – e verificar a veracidade desses dados pode levar muito tempo. Por isso, o detector é ideal para:
- estudantes que desejam obter uma boa nota em trabalhos acadêmicos ou de conclusão de curso, especialmente em instituições com regras rigorosas;
- professores que buscam identificar textos copiados ou gerados por inteligência artificial;
- profissionais de RH que precisam verificar cartas de apresentação e currículos quanto a plágio;
- redatores e editores que trabalham constantemente com conteúdo e buscam resultados de alta qualidade;
- profissionais de SEO que publicam artigos e desejam que o conteúdo não fique nas últimas posições nos mecanismos de busca.
O detector funciona de maneira rápida e simples, analisando cada linha em busca de sinais de artificialidade. A verificação leva apenas alguns minutos, tempo suficiente para que o usuário saiba o quão único é seu conteúdo ou trabalho.
O papel da Smodin AI na luta contra o plágio e o conteúdo falso
A inteligência artificial pode ser conveniente e útil, mas, devido à grande quantidade de informações que analisa, o gerador pode produzir não apenas trechos plagiados, como também conteúdo falso. Uma pessoa que trabalha regularmente com determinado tipo de informação perceberá imediatamente o erro e poderá até mesmo apontá-lo ao gerador. No entanto, um usuário comum pode acabar aceitando a falsificação como verdadeira.
Por isso, o detector pode ser uma ferramenta essencial na identificação de plágio ou de informações falsas. Quando um texto é gerado artificialmente, ele compromete a originalidade – não apenas em relação aos mecanismos de busca.
Características da versão gratuita e paga do detector de IA
O Smodin AI oferece a todos os usuários a possibilidade gratuita de verificar seu texto quanto à geração de IA. Mas se o cliente deseja usar essa ferramenta regularmente, o site oferece uma assinatura paga. No geral, os dois formatos funcionam da mesma forma, mas existem algumas diferenças.
A versão gratuita permite verificar textos curtos de até 5.000 caracteres sem criar uma conta. Ele realiza uma análise básica e imediatamente destaca elementos específicos característicos da IA. Após a verificação, ele também fornece uma compreensão do grau de geração do texto.
A versão avançada ou paga oferece mais opções de verificação. Existem três opções de formato pago: para professores, estudantes e premium máxima. Cada opção oferece aos usuários ferramentas específicas para trabalhar com textos de forma eficaz a um preço bastante acessível. A versão paga oferece uma análise mais aprofundada do texto, processamento mais rápido e um limite maior de processamento.
Instruções passo a passo para usar o Smodin AI
Se você deseja testar o detector em funcionamento, pode utilizar a versão gratuita. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:
- Abra o site Smodin.io.
- Em um campo conveniente, insira uma parte do texto com até 5.000 caracteres, incluindo espaços, ou anexe um documento.
- Clique no botão “Detect AI Content”.
- Aguarde os resultados e confira.
O site permite a verificação de textos escritos em diferentes idiomas. O detector destaca os elementos característicos de conteúdos gerados por IA e exibe o índice de plágio em porcentagem.