Eis aqui uma curiosidade bem interessante e que pode pegar muitos de surpresa: o Pateta não é um cachorro. Diferente do que a gente imaginava por toda a infância e até se perguntava o porquê ele tinha o Pluto, que de fato é um cachorro.
Bem, aqui está a resposta. Segundo o dublador do personagem na versão original em inglês, Bill Farmer, que faz a voz dele desde 1987, o personagem não é classificado como um cão:
“Pluto é um cachorro, mas o Pateta parece estar na família canina da mesma forma que um lobo também está na família canina, mas não é um cachorro”, diz Farmer. “Eu acho que Canis goofus é o termo técnico latino para o que Pateta é”, brincou o dublador durante uma entrevista com o Yahoo. “Ele é só o Pateta”, acrescentou.

Pateta não é um cachorro, mas o que ele é?
O personagem até mesmo já se apaixonou por uma vaca em uma de suas aventuras, o que dá crédito a uma das teorias de que ele seja um bovino. Ou algo do tipo.
Alguns dizem que ele havia sido pensado originalmente como uma vaca Aberdeen-Angus, nascida de pais egípcios na Escócia e seu nome original seria Dipalwa Dawala. O dublador Bill Farmer, no entanto, diz que quando foi criado, em 1932, o personagem recebeu o nome de Dippy Dawg. “Dawg” é uma gíria formada a partir da palavra “dog” e tem o sentido de dizer que alguém é um “cachorrão” ou um “malandro”.
No fim das contas, não fica bem claro que tipo de animal o Pateta é. Mas fica a mensagem: ele não é um cachorro!
Veja mais sobre mundo geek!