O perfil gamer dos jogadores brasileiros saiu em uma nova pesquisa da Pesquisa Game Brasil 2020 – realizada pelo Sioux Group em parceria com a Go Gamers, ESPM e Blend New Research.
Ao todo foram 5.830 pessoas que participaram da pesquisa, realizada entre 1 e 16 de fevereiro de 2020. O que resultou nos dados que vamos compartilhar de forma simplificada abaixo.
Se você tiver interesse em obter o estudo completo, pode acessar o site oficial e baixar a versão gratuita do material, ou pagar para ter dados mais aprofundados sobre o tema.
O Perfil Gamer no Brasil
A pesquisa revelou que 53,8% dos jogadores no Brasil são mulheres, sendo 46,2% homens. A maioria, 34,7% tem idades entre 25 e 24 anos, seguido de 16 a 24 anos (34,6%) e 35 a 54 anos (24,7%).
Dos entrevistados, no total 73,4% joga nos celulares, consoles ou PC, jogos eletrônicos. Já 27,9% curte jogos de tabuleiro, 32,2% jogos de cartas, 28,1% esportes (futebol, tênis, etc) e apenas 13,5% não costuma jogar.
Quando questionados se as pessoas se consideram “Gamers”, 76,7% das mulheres disseram que não, enquanto 56,2% dos homens disseram que não. No total, 66,5% das pessoas não se consideram gamers, contra apenas 33,5% que se consideram.
Celular e Smartphone são as plataformas favoritas
Entre as plataformas que os entrevistados costumam jogar, 86,7% responderam que usam um celular/smartphone, 43% usam consoles de videogame, 40,7% um computador, 38,2% Notebook e apenas 15,8% usam tablet.
Quando questionados sobre a plataforma preferida, 52% disseram celular/smartphone. Apenas 19,9% ficam com os consoles, seguido de 14,2% computador, 8,6% notebook e 1,8% jogam na SmarTV ou consoles portáteis.
Casual x Hardcore
Entre os jogadores casuais, 61,9% são mulheres, 60,8% preferem jogar no celular e 35,2% possuem entre 25 a 34 anos. Entre os casuais, 77,2% gostam de assistir filmes de comédia e 62,6% assinam Netflix.
Já o público hardcore a maioria são homens, com 61,3%, sendo que 34,4% preferem jogar no celular e 39,2% tem entre 16 e 24 anos. Entre os hardcores, 74,1% gostam de ver filmes de ação e 68,5% assinam Netflix.
Perfil Mobile é maioria de mulheres
As mulheres constituem 69,9% do perfil de jogadores no smartphone, contra apenas 32,4% dos homens.
Enquanto em relação aos jogadores de PC, 66,1% são homens e 30,3% são mulheres.
Já nos consoles, a maioria também é de homens, com 63,2% do público, e 33,7% de mulheres.
As três categorias mais jogadas nos smartphones são estratégia (74,7%), aventura (66,8%) e palavras (66,3). Já no PC os gêneros mais jogados são estratégia (81,7%), ação (80,8%) e aventura (79,4%). Nos consoles, as categorias mais jogadas são ação (89,9%), aventura (88%) e estratégia (86,1%).
O console que a maioria dos entrevistados possui é o PlayStation 4 (38,4%), seguido do Xbox 360 (29,4%), PlayStation 2 (23,6%), PlayStation 3 (22,6%), Xbox One (22,5%) e PlayStation 4 Pro (11%).
Mais dados sobre a pesquisa você confere no estudo completo, que pode ser baixado no site oficial.
Veja mais sobre games!