Um GameBoy com bateria infinita foi criado por pesquisadores da Universidade de Northwestern e Universidade de Tecnologia Delft.
O dispositivo usa energia solar e também gera eletricidade com o pressionar dos botões enquanto as pessoas jogam.
A descrição do produto diz:
Conforme o dispositivo alterna entre as fontes de energia, ele apresenta pequenas perdas de energia. Para garantir uma duração de jogo aceitável entre falhas de energia, os pesquisadores projetaram o hardware e o software do sistema desde o início para serem sensíveis à energia e também muito eficientes. Eles também desenvolveram uma nova técnica para armazenar o estado do sistema em memória não volátil, minimizando a sobrecarga e permitindo uma restauração rápida quando a energia retornar. Isso elimina a necessidade de pressionar “salvar” como visto nas plataformas tradicionais, já que o jogador agora pode continuar o jogo do ponto exato em que o dispositivo está perdendo totalmente a energia – mesmo se Mario estiver no meio do salto.
Em um dia não muito nublado e para jogos que exigem pelo menos uma quantidade moderada de cliques, as interrupções do jogo geralmente duram menos de um segundo para cada 10 segundos de jogo. Os pesquisadores descobriram que este é um cenário jogável para alguns jogos – incluindo xadrez, paciência e tetris – mas certamente ainda não para todos os jogos (de ação).
Certamente é um avanço muito interessante neste tipo de pesquisa. Caso mais progresso seja realizado, pode ser que tenhamos dispositivos mais avançados com energia infinita.
Imagina só, em um futuro próximo, ter por exemplo um smartphone que não precisa ser carregado?
O GameBoy com bateria infinita
Veja mais sobre tecnologia e games!