O engenheiro mecânico Yuto Kuroki da Universidade Meiji e seus colegas hackearam e transformaram uma impressora 3D em máquina de lanche automática.
Eles usam a cabeça do dispositivo como manipulador robótico de três eixos para montar os lanches. Ao invés de imprimir, funciona como montagem a acionamento de peças.
Eles o chamam de Functgraph e para demonstrar suas habilidades eles fizeram tudo o que qualquer pesquisador sério fariam: eles o usaram para fazer um sanduíche de peito de peru.
Eles descrevem sobre como alcançaram a façanha:
Para alcançar essas manipulações, personalizamos uma impressora 3D de modelagem de deposição fundida (FDM) de baixo custo que pode anexar/desanexar efetores finais impressos que alteram a função da cabeça de impressora 3D (por exemplo, agarrar, quebrar e girar objetos impressos). Essas técnicas permitem que a impressora 3D fabrique e monte objetos cinéticos completos, como autômatos, sem processamento manual (ou seja, remoção de materiais de suporte e montagem de objetos). Concluímos que uma pequena modificação em uma impressora 3D padrão nos permite fabricar e montar objetos sem intervenção humana.
Ela não só monta os ingredientes do sanduíche, como também coloca o pão e corta ele no meio. Pronto para comer.
Os pesquisadores também criaram outras funcionalidades para o dispositivo, que você confere em alguns vídeos abaixo. Entre elas está dobrar roupas e construir um carrinho de brinquedo.
Confira!
A transformação de uma impressora 3D em máquina de lanche
E algumas outras funcionalidades…
Por fim, o vídeo de instruções
Veja mais sobre tecnologia!