O pianista e compositor italiano Ludovico Einaudi executou uma performance flutuante entre os icebergs do Ártico em campanha do Greenpeace.
Elegy for the Arctic manda um alerta para o mundo todo, em especial aos líderes mundiais, para salvar o Ártico de danos causados pela exploração de petróleo e a pesca destrutiva.
O Greenpeace explica que o Ártico é um dos oceanos menos protegidos porque não possui salvaguardas legais, estando assim exposto à exploração imprudente.
O Oceano Ártico se tornou protagonista de um dos maiores desastres ecológicos: a perda contínua de volume do mar causada pelo aumento das temperaturas, agravadas pelo aquecimento global.
Isso coloca em risco não apenas sua rica biodiversidade, como também, o derretimento das geleiras causa impacto direto no planeta.
A música composta exclusivamente para a campanha foi executada Svalbard, Noruega, no topo de um iceberg artificial, uma plataforma construída a partir de madeiras e com peso de quase duas toneladas.
À bordo do Arctic Sunrise, Ludovico disse:
“Estar aqui tem sido uma grande experiência. Eu posso ver a pureza e fragilidade desta área com meus próprios olhos e interpretar uma música que escrevi para ser tocada no melhor palco do mundo. É importante que compreendamos a importância do Ártico, interrompamos o processo de destruição e o protejamos.”
Dê o play no vídeo abaixo e confira.
Pianista faz performance no Ártico em campanha do Greenpeace
Pianista renomado, Ludovico Einaudi já compôs trilhas para filmes e seriados como Cisne Negro, Doutor Jivago e Os Intocáveis.
Leia mais sobre música!