A Porsche acaba de apresentar no salão IAA Mobility, em Munique, um sistema de carregamento sem fio que promete revolucionar a rotina de donos de carros elétricos. A tecnologia, que chegará primeiro ao Cayenne Elétrico em 2026, permite recarregar a bateria do SUV simplesmente estacionando sobre uma base, sem precisar conectar um único cabo.
O sistema é composto por uma plataforma discreta e autônoma, com 1,16 m x 0,78 m e cerca de 50 kg, que pode ser instalada na garagem ou até mesmo ao ar livre. Resistente a intempéries e até mesmo ao peso de um pneu, a base se conecta à energia por um único cabo e dispensa a instalação de caixas extras na parede.
Sensores de movimento e detecção de objetos garantem segurança: se um animal, pessoa ou objeto metálico se aproximar, o carregamento é interrompido instantaneamente.
Do lado do carro, um receptor é instalado entre as rodas dianteiras. Ao estacionar, as câmeras de visão 360° do Cayenne ajudam o motorista a posicionar o veículo com precisão sobre a base. Então, a suspensão do carro se rebaixa automaticamente, aproximando-se a cerca de 15 cm da plataforma para maximizar a eficiência da transferência de energia.

A recarga acontece por indução electromagnética, com uma eficiência de até 90%, segundo a Porsche, perdendo pouco para os carregadores a cabo convencionais. Com potência de 11 kW, o sistema permite uma recarga de 20% a 80% em aproximadamente 5 a 6 horas, ideal para uso noturno.
Tudo pode ser monitorado e controlado pelo app My Porsche, que também permite agendar horários de recarga e pré-climatizar o interior do veículo. A base ainda recebe atualizações de software via LTE e Wi-Fi.
A Porsche justifica o investimento em carregamento sem fio citando que 75% de seus clientes de elétricos recarregam em casa. A comodidade de não precisar manusear cabos, especialmente em dias chuvosos ou frios, é um trunfo importante no universo premium.
O sistema chegará primeiro na Europa em 2026 como opção para o Cayenne Elétrico, que estreia no final de 2025. O preço? €2 mil pelo equipamento no carro e €5 mil pela base, sem incluir instalação. Um luxo tecnológico para quem valoriza conveniência, e tem um bolso à altura.
Para quem precisa de recarga rápida na estrada, no entanto, o Cayenne Elétrico não decepciona: suporta carregamento DC de até 400 kW, permitindo adicionar centenas de quilômetros de autonomia em menos de 20 minutos.
Veja mais sobre tecnologia!