A primeira Cidade Florestal do mundo está em construção, em Liuzhou, Província de Guangxi, na China.
O projeto foi criado por Stefano Boeri Architetti, uma equipe que desenvolve projetos ecológicos no mundo todo, e quando estiver pronto, será uma comunidade capaz de abrigar cerca de 30 mil habitantes.
A cidade será inteiramente coberta de vegetação, o que inclui 1 milhão de plantas de mais de 100 espécies e 400.000 árvores. Essa composição pode absorver até 10 mil toneladas de dióxido de carbono e 57 toneladas de poluentes. Tudo isso enquanto produz cerca de 900 toneladas de oxigênio anualmente.
Com isso, o ar local será de alta qualidade, e a vegetação ajuda a amenizar e equilibrar temperaturas, gerar habitats e desenvolver a biodiversidade da região.
A Cidade Florestal será também sustentável, sendo que funcionará com o uso de energia renovável, com plantas geotérmicas e energia solar.
Haverá duas escolas, zonas comerciais e residenciais, com um hospital e áreas de recreação. São 432 acres de área para todo o projeto.
Trata-se de uma empreitada de alta tecnologia. E, se der certo, servirá como grande exemplo de cidade verde e sustentável para a China e o resto do mundo.
A primeira cidade florestal do mundo