O Projeto Starline é uma iniciativa tecnológica do Google que consiste em criar uma pessoa em 3D para dar a sensação de que há realmente alguém na sua frente.
O sistema usa uma espécie de caixa na frente do usuário, que na verdade seria uma projeção daquela pessoa em 3D.
Eles descrevem mais ou menos como seria:
Imagine olhar por uma espécie de janela mágica e, por essa janela, ver outra pessoa, em tamanho real e em três dimensões. Você pode falar naturalmente, gesticular e fazer contato visual.
Para tornar essa experiência possível, estamos aplicando pesquisas em visão computacional, aprendizado de máquina, áudio espacial e compressão em tempo real. Também desenvolvemos um sistema inovador de exibição de campo de luz que cria uma sensação de volume e profundidade que pode ser experimentada sem a necessidade de óculos ou fones de ouvido adicionais.
O efeito é a sensação de uma pessoa sentada bem na sua frente, como se ela estivesse bem ali.
Assim que você começa a falar, a tecnologia desaparece e você pode se concentrar na pessoa que está ali na sua frente.
O Projeto Starline está atualmente disponível em apenas alguns escritórios do Google. Por enquanto é algo que exige um hardware personalizado e equipamentos de ponta. No entanto, a ideia é que essa tecnologia de comunicação com o tempo possa se tornar mais acessível.
“Para iniciar essa jornada, passamos milhares de horas testando o Projeto Starline no Google enquanto conectávamos colegas entre Bay Area, Nova York e Seattle. Também conduzimos demonstrações com parceiros corporativos selecionados em áreas como saúde e mídia para obter feedback antecipado sobre a tecnologia e seus aplicativos. Estamos planejando implantações de teste com parceiros corporativos ainda este ano”, diz o Google na publicação do blog sobre a tecnologia.
Realmente, parece algo muito interessante.
Veja um vídeo de como funciona a inovação abaixo.
O Projeto Starline
Veja mais sobre tecnologia!