Filmes baseados em histórias reais nem sempre são tão fiéis aos fatos assim. Sempre surge aquela dúvida em relação aos filmes do gênero: qual parte da narrativa é verídica, qual é licença poética, especulação ou ficção apenas para estruturar o roteiro?
O site Information Is Beautiful analisou a veracidade de cada cena de filmes biográficos e organizou linhas do tempo interativas que apresentam os filmes fragmentados por barras que correspondem às seguintes classificações:
Azul escuro – verdadeiro
Azul claro – parcialmente verdadeiro
Rosa – parcialmente falso
Vermelho – falso
Cinza – desconhecido
Clicando em cada barrinha, você descobre qual é a cena correspondente e explicações sobre os fatos analisados. Também, em cada filme analisado eles apresentam uma porcentagem de veracidade.
Bohemian Rhapsody, a aclamada cinebiografia de Freddie Mercury é 79,9% baseada em fatos verídicos.
Ao contrário do que mostra o filme, Mercury não conheceu os integrantes da sua banda em um show, eles já se conheciam há anos quando formaram o grupo, por exemplo. Mas a princesa Diana e o príncipe Charles realmente se sentaram na primeira fileira para assistir ao show no Estádio de Wembley, em 1985.
Selma é o que detém a maior fidelidade com os fatos: é 100% baseada em eventos reais, com poucas cenas de ficção para completar a narrativa. O filme dirigido por Ava DuVernay conta a história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes.
Dos analisados, o menos fiel é O Jogo da Imitação, dirigido por Morten Tyldum, que apresenta a biografia do matemático Alan Turing, o pai da computação.
Clicando neste link você pode conferir a análise de filmes como Spotlight, Lion: Uma Jornada Para Casa, Sniper Americano, Clube de Compras Dallas e muitos outros.
Lá no site, eles também aceitam sugestões de filmes para terem suas histórias verificadas.
Leia também: Os 50 melhores filmes de histórias reais