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Remake impressionante de DOOM 3 na Unreal Engine 5 mostra como o game poderia ser

O artista 3D francês François Montagud criou uma recriação surpreendente de DOOM 3 usando a Unreal Engine 5, dando um novo visual ao clássico jogo de 2004. O projeto, desenvolvido como um demo técnico para seu portfólio, recria uma pequena parte do jogo, mas captura perfeitamente a atmosfera sombria e tensa que marcou o original.

Montagud trabalhou tudo do zero: modelos 3D, texturas, animações, iluminação e programação, utilizando ferramentas como 3DSMax, ZBrush e Substance Painter. O resultado aproveita ao máximo os recursos da Unreal Engine 5, incluindo iluminação dinâmica, efeitos de partículas realistas (como faíscas e respingos de sangue) e detalhes visuais impressionantes – embora algumas animações ainda pareçam um pouco rústicas.

O demo inclui mecânicas básicas de gameplay, como combate e interação com inimigos, além de IA aprimorada para zumbis e o icônico demônio Pinky. Uma cena cinematográfica com o Pinky foi adicionada para aumentar a imersão, e as animações de morte criadas manualmente por Montagud foram elogiadas como “absolutamente incríveis” por quem viu o projeto. A versão mais recente, desenvolvida na UE5.5, traz ainda melhorias no sistema de tiros e no design de som.

Para manter a essência do jogo original, o artista usou a trilha sonora e efeitos sonoros de DOOM 3 – incluindo alguns da versão Alpha -, criando uma experiência que mistura nostalgia e modernidade. Considerado um dos melhores remakes feitos por fãs na Unreal Engine 5, o projeto já inspirou até alunos de Montagud na escola Interactive Art & Design, onde ele leciona criação 3D.

Apesar do sucesso, há um porém: o demo cobre apenas uma pequena parte do jogo, e Montagud não planeja lançá-lo publicamente devido a possíveis problemas com direitos autorais – um destino comum para projetos de fãs. Mesmo assim, seu trabalho prova como DOOM 3 poderia ganhar vida nova com a tecnologia atual, deixando muitos jogadores torcendo para que a Bethesda ou a id Software notem o potencial.

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Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

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