O artista Daniel Voshart usa bustos de estátuas para criar retratos realistas de imperadores romanos, com a ajuda de uma rede neural.

As peças então são recriadas como fotografias dessas pessoas, o que nos dá uma ideia de como elas realmente eram.

O artista explica como fez isso:

Usando a ferramenta de rede neural Artbreeder, Photoshop e referências históricas, criei retratos fotorrealistas de imperadores romanos. Para este projeto, eu transformei ou restaurei (rachaduras, narizes, orelhas etc.) 800 imagens de bustos para formar os 54 imperadores do Principado (27 aC a 285 dC).

Interpretações artísticas são, por sua natureza, mais arte do que ciência, mas fiz um esforço para cruzar sua aparência (cabelo, olhos, etnia etc.) com textos históricos e moedas. Esforcei-me para envelhecê-los de acordo com o ano da morte – sua aparência antes de qualquer doença grave.

Meu objetivo não era romantizar imperadores ou fazê-los parecer heroicos. Ao escolher busto/esculturas, minha abordagem foi favorecer o busto que foi feito quando o imperador estava vivo. Caso contrário, eu preferia o busto feito com a maior habilidade e onde o imperador era estereotipadamente mais feio – minha teoria favorita é que os artistas provavelmente estavam tentando bajular seus súditos.

O artista inclusive vende impressões em sua página online da Etsy.

No final das contas, a arte dele ficou bem interessante, e retrata o que parecem ser homens comuns dos dias de hoje, coisa que não vemos comumente retratados como imperadores, seja nos filmes ou nas esculturas feitas deles.

Confira as imagens abaixo.

Os Retratos realistas de imperadores romanos

Veja mais sobre arte e história!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin