A Marvel Studios revelou que Robert Downey Jr. retornará como o Doutor Destino ao MCU, sendo o principal vilão da Saga do Multiverso e confrontando os Heróis Mais Poderosos da Terra em Avengers: Doomsday e Avengers: Secret Wars.
Óbvio que isto gerou reações das mais diversas possíveis, afinal de contas, o ator foi eternizado como o Homem de Ferro – o maior herói que já existiu neste universo compartilhado e que fechou seu ciclo ao se sacrificar para derrotar Thanos.
Assim como há formas de ver que isto será uma total tragédia, também temos de pensar positivo e entender que há chances (mesmo que pequenas) de ser um grande trunfo de Kevin Feige para reerguer suas produções. Vamos debater por aqui algumas das vantagens e desvantagens de seu retorno:
Pró: Robert Downey Jr. é um ícone do MCU
Mesmo com Robert Downey Jr. fechando seu ciclo na Marvel Studios, obviamente as últimas fases mostraram que precisamos de um nome de grande carisma para motivar o público a voltar aos cinemas. E vamos ser honestos? Se tem um nome que pode provocar todas estas opiniões que vimos (inclusive este texto) é o dele. O ator abriu as portas do MCU, deixando todos ao menos curiosos para saber como será seu retorno – desta vez no papel de um dos maiores vilões.
Contra: Doutor Destino será uma variante
Brincar com o multiverso tem se provado divisivo nas obras Marvel, mas um aspecto que realmente está chateando o público é a forma como o Doutor Destino será retratado: como uma variante, que talvez nem seja construída ao redor dos novos membros do Quarteto Fantástico. O personagem é imenso e merecia uma construção ao longo dos anos – como Thanos teve – mostrando sua ameaça crescendo e trazendo um desafiante e decisivo duelo entre os heróis e ele. No entanto, a Marvel perdeu tempo demais com Kang e chegamos em um ponto que esta medida é o que sobrou nas mãos de Kevin Feige.
Pró: Expectativas estão subindo
Peter Parker e Rhodes viram Tony Stark morrendo em seus braços. Jovens de todo o mundo se inspiram nele, como Riri Williams que construiu a armadura da Coração de Ferro baseado no trabalho do super-herói. Grande parte do elenco teve alguma interação com o personagem e com o legado que deixou no MCU. É impossível falar que o choque que tomará todos eles ao rever Robert Downey Jr., mas desta vez como o Doutor Destino, não instiga. Como isto funcionará ainda não se sabe, porém tem tudo para ser um dos pontos mais impactantes dos novos filmes dos Vingadores.
Contra: Doutor Destino sem máscara
A quem queremos enganar? O Doutor Destino causa terror e tem uma imponência sem tamanho graças à máscara de ferro que utiliza. E a Marvel Studios não pagou milhões de dólares ao Robert Downey Jr., assim como deve ter liberado várias facilidades ao ator, para trazê-lo sem mostrar seu rosto em grande parte do tempo. Ou seja, espere para vê-lo em grande parte das novas produções sem seu maior acessório – talvez o colocando em momentos de batalha e olhe lá.
Pró: Começo e fim
O MCU começou pelas mãos do ator, nada mais justo se ele também encerrar através de sua interpretação. Não que a Marvel Studios pode ou vai parar de fazer filmes e séries, mas o momento é muito oportuno para realizarem um grande reboot em seu universo compartilhado. Agora com Quarteto Fantástico, X-Men, Vingadores e diversos outros heróis “de volta ao lar”, existe uma chance de ouro de refazer alguns arcos e histórias da forma correta. Imagine uma Guerra Civil de verdade? Ou um embate galáctico contra Thanos envolvendo mais membros do elenco espacial do que apenas os heróis da Terra? Os atores estão envelhecendo, as histórias podem ser melhor adaptadas e entrelaçadas…o Multiverso é a chance ideal para o movimento. E quem melhor que ele para cuidar disso também?
Contra: Uma chance perdida
Robert Downey Jr. é um grande ator, tem uma presença forte e não há sombras de dúvida que nos surpreenderá como Doutor Destino. Porém, complementando o que conversamos acima sobre ele ser apenas uma “variante” e que não haverá muita construção do personagem em comparação a Thanos, por exemplo, também é uma chance perdida de vermos um ator grande no papel de um dos principais vilões da Marvel Studios. Hollywood está cheia de talentos e fãs pediam grandes nomes para viver Victor Von Doom em toda a sua glória no MCU, não termos isso nas mãos de alguém que não seja o “Homem de Ferro do Mal” soa triste e uma chance que foi jogada fora para alguém também nos impactar como o personagem.
E vocês, caros leitores, o que acham disso tudo? Concordam ou discordam? Deixem aqui na sessão dos comentários abaixo (claro, de forma respeitosa uns com os outros) e vamos conversar mais sobre o assunto!
Veja mais em Listas Geek!