Pesquisadores da Berkley Artificial Intelligence Research (BAIR) ensinaram um androide a imitar o comportamento humano apenas ao observa-lo.
Esse é um grande passo para a robótica, partindo do princípio de que aprender uma habilidade apenar ao obsevar os outros é uma peça-chave da inteligência humana e outros animais.
“Tal capacidade tornaria dramaticamente mais fácil para nós comunicarmos novas metas para os robôs. Poderíamos simplesmente mostrar aos robôs o que queremos que eles façam, em vez de comandá-los ou criar uma função de recompensa”, dizem os pesquisadores Tianhe Yu e Chelsea Finn.
Um robô geralmente passa por diversos testes de aprendizagem de imitação baseadas na observação, antes de completar a tarefa com sucesso.
Finn e Yu dizem que a ideia central é que, quando eles apresentem uma única demonstração de uma tarefa específica – como manejar um determinado objeto – o robô consiga rapidamente identificar essa ação e reproduzi-la em diferentes circunstâncias.
“Se quisermos que um robô imite humanos e manipule uma variedade de objetos novos, precisamos desenvolver um novo sistema que o ensine a aprender com demonstrações em forma de vídeos usando um conjunto de dados que possam ser coletados no mundo real”, descreve a equipe.
O experimento bem-sucedido com o androide foi feito exatamente através dessa dinâmica, na qual ele assistiu um vídeo e foi capaz de reproduzir o que viu. O próximo passo, segundo Yu, é ampliar a escala, para que em breve, os robôs possam usar várias ferramentas ou praticar esportes variados.
“Esperamos que esses modelos consigam alcançar uma generalização mais ampla, permitindo que os robôs desenvolvam rapidamente estratégias para novas situações”, explica.
Abaixo você confere como o robô observa um humano despejar um pote de massa de modelar em uma tijela azul, assimila essa ação, e a reproduz rapidamente.