A fotógrafa americana Briana Gardener rompe os padrões de beleza em seu projeto fotográfico intitulado “Her Place is In Skin”.
Mais de 30 mulheres de tons de pele, pesos, medidas e etnias distintas posam juntas exibindo suas belezas naturais, sem adição de maquiagem ou manipulação digital para cobrir suas “imperfeições”.
São essas peculiaridades que muitas vezes de maneira equivocada julgamos como defeitos que nos tornam únicas e especiais da nossa maneira.
A ruptura com os padrões fica evidente quando o espectador se depara com tantas mulheres abraçadas, mas não encontra nenhuma semelhança entre elas. Não há um alcance pré-estabelecido de perfeição, tampouco mulheres que buscam uma versão plastificada que nos é imposta em todos os espaços.
Ao contrário, cada mulher exibe sua máxima perfeição em um retrato diversificado, que prova como a beleza está longe da estética, mas da luz que emana de quem se aceita e se ama como é.
Mais que isso, as fotografias de Briana evocam a força e o poder que reside na sororidade: apoio, coexistência, solidariedade, fraternidade, união.
Confira o projeto completo no site da National Geographic.