São Paulo será uma das capitais a receber o Museu de Games itinerante, idealizado pelo jornalista e curador Cleidson Lima. O museu vem da coleção dele, que tem 215 aparelhos, entre eles o Magnavox Odissey, de 1972, o primeiro vídeo game que teve sucesso comercial no mundo. A mostra, que ocorrerá em 2015, dele passar também por cidades como Fortaleza, Belém, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Ainda não há data definida.
Museu de Games terá consoles raros para jogar
Na exposição, trinta consoles ficam à disposição para serem jogados, pois Lima acredita que “não faz sentido expor videogames se as pessoas não podem jogá-los. A diversão está em poder ver como aqueles aparelhos funcionam”.
A ideia é mostrar como a história dos games surgiu. “As pessoas acham que o videogame surgiu nos anos 80, mas há uma história de 42 anos”, afirma ele em entrevista para Veja SP.
Além do Magnavox, os visitantes também poderão ver relíquias como o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976, o Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos), o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil), e o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D).
Mesmo com todos esses consoles e jogos raros, Lima comenta que o favorito dele é o Atari 2600. Os motivos, segundo o jornalista, é porque foi o primeiro vídeo game o qual ele teve contato, fazendo com que marcasse sua infância.