Games News

São Paulo recebe Museu de Games itinerante em 2015

São Paulo recebe Museu de Games itinerante em 2015
Projeto do ViGaMus (Video Games Museum), em Roma.

São Paulo será uma das capitais a receber o Museu de Games itinerante, idealizado pelo jornalista e curador Cleidson Lima. O museu vem da coleção dele, que tem 215 aparelhos, entre eles o Magnavox Odissey, de 1972, o primeiro vídeo game que teve sucesso comercial no mundo. A mostra, que ocorrerá em 2015, dele passar também por cidades como Fortaleza, Belém, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Ainda não há data definida.

Museu de Games terá consoles raros para jogar

Na exposição, trinta consoles ficam à disposição para serem jogados, pois Lima acredita que “não faz sentido expor videogames se as pessoas não podem jogá-los. A diversão está em poder ver como aqueles aparelhos funcionam”.

A ideia é mostrar como a história dos games surgiu. “As pessoas acham que o videogame surgiu nos anos 80, mas há uma história de 42 anos”, afirma ele em entrevista para Veja SP.

Magnavox-Odyssey-Console-Set
Magnavox Odyssey, o primeiro console a ter sucesso comercial.

Além do Magnavox, os visitantes também poderão ver relíquias como o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976, o Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos), o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil), e o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D).

Mesmo com todos esses consoles e jogos raros, Lima comenta que o favorito dele é o Atari 2600. Os motivos, segundo o jornalista, é porque foi o primeiro vídeo game o qual ele teve contato, fazendo com que marcasse sua infância.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin