O fotógrafo norte-americano Andrew Martilla registra imagens divertidas de gatos sob efeito da Catnip, a erva que deixa os bichanos em euforia por até 20 minutos. As fotos foram reunidas no livro Cats on Catnip, lançado recentemente nos EUA.
Também conhecida como a erva dos gatos, e já comparada popularmente com a maconha, a Nepeta Cataria é bem diferente.
“Catnip ou erva dos gatos é uma planta da família da menta e da hortelã. Seu óleo, liberado quando ela é amassada ou mordida, é que atua em áreas do cérebro responsáveis pelo comportamento e pelas emoções”, explica Martilla.
Por isso os gatos ficam loucos esfregando o nariz e rolando em cima da erva.
“O óleo se liga aos receptores nasais do gato e estimula uma resposta que afeta várias áreas do cérebro, incluindo o hipotálamo e a amígdala, duas regiões que são fundamentais na regulação das respostas emocionais e comportamentais”, escreve o fotógrafo.
Através do ensaio fotográfico, Martilla também explora a neurociência, buscando desvendar como a erva atua no cérebro dos bichanos.
Especializado em gatos há cinco anos, ele desenvolveu a série de fotos com a ajuda de sua mulher Hanna Shaw, dona do projeto Kitten Lady, que acolhe animais abandonados e promove adoções.
Diversos dos gatinhos em euforia nas imagens foram acolhidos no abrigo. Eles chegaram lá recém-nascidos e depois encontraram uma família.
“Na criação deste livro, pude visitar muitos dos nossos resgatados em suas casas adotivas e fiquei incrivelmente feliz”, conta o artista.
Para os ensaios foram usados, ao todo, 1,4 kg de Catnip! Se divirta com as imagens de felinos“livres para serem bobos, excepcionalmente brincalhões e absolutamente doidões”.