O Sistema de Arma Laser de Alta Energia (HELWS) da Raytheon foi integrado a um veículo de combate do Exército Britânico e testado com sucesso em potência máxima.
Este veículo é projetado para derrubar drones da classe 1 da OTAN, sendo facilmente compatível com os sistemas de defesa aérea existentes, incluindo radar, comando e controle e outras plataformas.
Parece até mesmo um veículo de jogos de videogame, como na série Command & Conquer – onde inclusive há armas e torres de laser.
Soldados do Exército Britânico vão se familiarizar com o sistema e refinar os requisitos para capacidades futuras.
O HELWS da Raytheon já foi certificado para uso em combate com as forças dos EUA, com vários sistemas agora em serviço. Até o momento, acumulou mais de 40.000 horas de testes e derrubou mais de 400 alvos.
“Provamos que o sistema de arma laser de alta energia da Raytheon pode rastrear e engajar alvos enquanto montado em um veículo. A velocidade com que essa capacidade foi entregue só é possível devido ao trabalho árduo de nossos parceiros britânicos de PMEs, juntamente com a tecnologia comprovada operacionalmente desenvolvida pela Raytheon,” disse James Gray, CEO e diretor-gerente da Raytheon UK.
No vídeo dá para ver como foi o primeiro teste.
Veja mais sobre tecnologia!