Pesquisadores do Istituto Italiano di Tecnologia (IIT-Instituto Italiano de Tecnologia) em Gênova, liderados por Manuel G. Catalano, revelaram o SoftFoot Pro, uma prótese inovadora que imita os ossos de um pé humano de verdade.

Este equipamento tecnológico não requer uma fonte de energia externa e pesa apenas meio quilo.

Apesar deste peso, a prótese pode suportar até 100 Kg e consiste em um mecanismo de arco móvel em titânio (ou liga de alumínio de grau aeronáutico), as quais as extremidades são conectadas por cinco correntes plásticas de alta resistência dispostas em paralelo para simular a fáscia plantar dos pés humanos. ]

Essas correntes são atravessadas longitudinalmente por um cabo de alto desempenho, mecanicamente inextensível de 210 mm, conectado ao calcanhar. Cada corrente individual é caracterizada por múltiplos módulos feitos de plástico de alta resistência oriundos de tecnologias automotivas e ligados entre si por pares de elásticos.

“O que as próteses e os robôs humanoides de hoje têm em comum é a característica de terem pés planos ou com baixa conformidade, desenvolvidos para garantir máxima estabilidade, mas incapazes de se adaptar a mudanças no contorno do terreno, inclinação e diferentes posições como ajoelhar-se ou inclinar-se”, disse Manuel G. Catalano, pesquisador do Laboratório de Robótica Suave para Cooperação Humana e Reabilitação do IIT em Gênova.

Veja o vídeo abaixo.

Confira mais sobre tecnologia!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin