Akira Kurosawa, um dos mais renomados diretores de cinema do Japão, foi a principal inspiração para George Lucas na hora de criar sua série de maior sucesso: Star Wars. A saga, que agora faz parte da Disney, surgiu a partir dos filmes do diretor e trazem diversas referências de suas obras.
Tudo começou na década de 1940, quando Akira Kurosawa se tornou em um diretor, mas ainda não conseguia fazer os filmes que queria. Os roteiros dele, a princípio, eram muito velho-oeste, apesar do diretor ter muita inspiração em filmes americanos. No entanto, os EUA estavam em guerra com o Japão.
Quando o Japão perdeu a segunda guerra mundial em 1945, os EUA ocupam o país e proíbem 31 temas – entre eles, filmes de samurai. Alguns anos depois, os EUA deixam o Japão, permitindo uma era de ouro no cinema nipônico.
Os filmes de Kurosawa, então, dividiam em dois gêneros: gendai-geki, que são contemporâneos; e jidai-geki, que acontecem no passado (período Edo). Veja só o nome: jidai-geki. George Lucas faz uma clara alusão ao gênero ao nomear seus guerreiros de Jedi justamente por isso.
Kakushi toride no san akunin (A Fortaleza Escondida, de 1958), conta a história de dois camponeses que ajudam uma princesa medieval e um mentor samurai a escapar de forças imperiais inimigas.
Fez muito sucesso no Japão na época, apesar de mais tarde se tornar uma das obras do diretor de menos peso.
Em 1977, o diretor George Lucas lançou seu Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, que fez muito sucesso. E Lucas nunca negou que se inspirava muito em Kurosawa, um de seus ídolos.
Há inclusive muitas semelhanças de Star Wars com as obras do diretor, entre elas:
– Os samurais de Guerra nas Estrelas serem chamados de Jedi por causa do gênero jidai-geki.
– Sabres de luz são como as espadas dos samurais;
– Os dois camponeses de A Fortaleza Escondida inspiram R2-D2 e C-3PO;
– Darth Vader e os Stormtroopers são inspirados nas armaduras de samurai;
– Yoda é baseado em Kambei Shimada, o sábio que cria um grupo de guerreiros no filme Os Sete Samurais (1954);
– Uma cena é quase copiada, quadro por quadro, do filme Yojimbo, o guarda-costas (1961).
Desta forma Star Wars surgiu como uma grande inspiração do cinema japonês! Demais, né?
Com informações de “O Ronin”.
Leia mais sobre Star Wars
.