Cientistas da Universidade de Toronto desenvolveram o Stargazer, um robô de câmera interativo projetado para ajudar a gravar vídeos de instruções, do tipo “faça você mesmo”.
O sistema consiste em uma única câmera em um braço robótico, juntamente com sete motores independentes que podem se mover junto com o objeto do vídeo, rastreando automaticamente as regiões de interesse.
Ou seja, ele acompanha automaticamente o que você estiver fazendo, sem a necessidade de empunhar a câmera ou mudar o ângulo a cada passo.
Seus comportamentos podem ser ajustados com base em pistas sutis dos instrutores, incluindo movimentos corporais, gestos e fala que são detectados pelos sensores.
A voz do usuário é gravada com um microfone sem fio e enviada para o Microsoft Azure Speech-to-Text. Esse texto, juntamente com um prompt personalizado, é então enviado para o GPT-3, que rotula a intenção do instrutor para a câmera.
Por exemplo, um usuário poderia fazer o Stargazer ajustar sua visão para olhar para cada uma das ferramentas que serão usadas durante um tutorial, apontando para cada uma delas, o que faria a câmera girar em torno.
“O robô está lá para ajudar os humanos, mas não para substituí-los. O objetivo é fazer com que o robô entenda em tempo real que tipo de tomada o instrutor deseja. A parte importante desse objetivo é que queremos que esses vocabulários sejam não disruptivos. Deve parecer que eles se encaixam no tutorial”, disse Jiannan Li, candidato a doutorado no departamento de ciência da computação da U of T.
Mais você encontra no vídeo abaixo.
Conheça um pouco do Stargazer
Veja mais sobre tecnologia!