Uma empresa financiada por Bill Gates chamada de Heliogen revelou o que pode ser o ‘Santo Graal’ da Energia Solar, tornando a produção de energia massiva com zero emissões de carbono na indústria.
A Heliogen usa um algoritmo de inteligência artificial para posicionar uma grande gama de espelhos da forma exata para apontar a luz do sol a um único ponto – chegando a esquentar esse ponto até a 1.000 Graus Celsius, o que seria cerca de um quarto da temperatura da superfície do sol.
Essa temperatura seria suficiente para produzir aço e cimento, aumentando a possibilidade de reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Não é a primeira empresa a focar em produção de energia limpa, mas é a primeira vez que altas temperaturas como essa são atingidas sem emissões.
Se a tecnologia aumentar, a Heliogen suspeita que possa substituir combustíveis fósseis nas fábricas de cimento, que a Agência Internacional de Energia calcula serem responsáveis por sete por cento das emissões globais de CO2.
“Estamos lançando uma tecnologia que pode superar o preço dos combustíveis fósseis e também não produzir as emissões de CO2”, disse o CEO da Heliogen, Bill Gross, à CNN. “E esse é realmente um Santo Graal.”
Agora, Gross está tentando ampliar a tecnologia de sua empresa para poder abastecer as instalações que produzem aço, cimento e até combustível de hidrogênio.
“Se você pode produzir hidrogênio verde, isso muda o jogo”, disse Gross à CNN. “A longo prazo, queremos ser a empresa de hidrogênio verde”.
Veja mais sobre ciência!