O Steam Deck é o novo console da Valve, empresa conhecida por ser dona da plataforma de games Steam, ou por jogos como Half-Life e Portal.
Este novo console é portátil. Ou seja, não é um novo computador como anteriormente eles lançaram, mas sim um dispositivo que pode ser carregado nas mãos, e parece um competidor direto do Nintendo Switch.
Diferente do console da Nintendo, porém, é mais um dispositivo que se parece um PC para jogar de forma portátil.
A tela, neste caso, é uma touchscreen de 7 polegadas com resolução de 1.280 x 800 e taxa de atualização de 60 Hz, enquanto os controles disponíveis são um par de thumbsticks, dois trackpads quadrados de 32,5 mm, um pad direcional analógico (também conhecido como D-pad) de um lado e um conjunto de botões ABXY do outro, quatro botões de gatilho e quatro botões de alça. Há giroscópio também.
Também estão integrados um conector de fone de ouvido, alto-falantes estéreo, microfones duplos e motores para fornecer feedback tátil.
Por dentro, o Steam Deck é alimentado por um chipset AMD personalizado, apresentando um processador de 2,4-3,5 GHz e uma GPU de 1,0-1,6 GHz com “oito unidades de computador RDNA 2”. O chip é apoiado por 16 GB de RAM LPDDR5 e até 512 GB de armazenamento NVMe. É também expansível com um cartão microSD.
O dispositivo é alimentado por uma bateria de 40 Wh com uma carga de 2 a 8 horas. É alimentado pelo sistema operacional SteamOS. Um dock opcional permitirá que você conecte o Steam Deck com monitores externos também. Nesse aspecto, porém, é muito parecido com o Switch.
Começa a ser vendido na Europa e Estados Unidos em dezembro, por US$ 399.
O Steam Deck
Veja mais sobre games!