A Adidas anunciou um novo tênis chamado Strung, que na verdade consiste em um tênis desenhado por robôs e tem a sola moldada por tecidos via impressão 3D.
A descrição da peça explica um pouco:
É por isso que desenvolvemos o STRUNG, um processo de criação e têxtil pioneiro na indústria que nos permite inserir dados do atleta na colocação precisa de cada fio em qualquer direção que escolhermos.
Podemos construir e testar diferentes estruturas no software antes de enviar nosso projeto escolhido para o robô STRUNG, que coloca cada thread em um único composto com zonas de desempenho e propriedades específicas.
O resultado é uma parte superior leve que é precisamente ajustada para oferecer suporte, flexibilidade e respirabilidade – tudo em uma única peça de material.
A parte superior STRUNG fornece um casulo leve e sem costura ao redor do pé, obtido com o mínimo de material em excesso.
O ajuste e o suporte de precisão bloqueiam o calcanhar para ajudar a evitar que o calcanhar escorregue usando fios vermelhos mais fortes na parte de trás, no meio do pé e na parte da frente. Enquanto isso, o antepé é flexível, com fios amarelos mais macios.
A entressola é o nosso design de treliça ADIDAS 4D mais radical até hoje – apresentando uma nova forma que atende aos atacantes do antepé. O calcanhar foi minimizado para remover o peso e a sola de borracha foi especificamente moldada para ajudar a apoiar a aderência nessas corridas rápidas.
O robô pode colocar 2.000 fios de até 10 fios de tênis diferentes em uma seção superior do sapato. Parece uma maneira bem interessante e tecnológica para se criar um tênis. A dúvida que fica, porém, é o quanto esses produtos seriam duráveis, levando em conta os materiais usados e as camadas.
Veja imagens dele abaixo e em seguida um vídeo.
Strung, a nova modalidade de tênis desenhado por robôs da Adidas
Veja mais sobre tênis!