O Studio Ghibli pode fechar as portas em breve, de acordo com um anúncio realizado pelo produtor Toshio Suzuki em um programa de TV japonês. A produtora, conhecida pelos trabalhos de Hayao Miyazaki, é a responsável por grandes animações como A Viagem de Chihiro, O Castelo no Céu, Túmulo dos Vagalumes e muitas outras obras significativas.
De acordo com Suzuki, os motivos para o fechamento estariam nas fracas bilheterias da animação The Tale of Princess Kaguya, além da aposentadoria de Miyazaki.

Qual será o destino do Studio Ghibli?
A informação correu rapidamente pela internet e é baseada em uma tradução livre do japonês. Mais tarde, alguns sites noticiaram que o produtor na verdade citou o fechamento do estúdio como uma possibilidade. Outra alternativa seria uma reestruturação completa na empresa.
O filme mais recente deles é When Marnie Was There (Omoide no Marnie), com direção e roteiro de Hiromasa Yonebayashi. É a primeira produção do Studio Ghibli que não é dos fundadores Hayao Miyazaki e Isao Takahata.
Se você não conhece os trabalhos do estúdio, fica a recomendação de curtir suas obras. Túmulo dos Vagalumes, em especial, é um dos filmes/animações mais tristes que você pode assistir nessa vida. Uma obra realmente tocante.
Leia nossa crítica de Vidas ao Vento, do Studio Ghibli.