Games

Super Mario Bros Remastered de fã chega com gráficos atualizados e até editor de fases

Uma das recriações mais aguardadas pelos fãs de Mario acaba de chegar ao PC, e não é oficial. Super Mario Bros Remastered é um projeto feito por fãs que reconstrói, moderniza e expande os clássicos originais de NES com uma abordagem que mistura nostalgia e inovação.

Disponível gratuitamente para Windows, Linux e Steam Deck, o jogo exige que o jogador tenha uma ROM original de Super Mario Bros. do NES para funcionar, uma estratégia inteligente para evitar problemas legais com a Nintendo, conhecida por sua postura rigorosa em relação a fã games.

O pacote inclui não apenas o Super Mario Bros. original, mas também The Lost LevelsSuper Mario Bros. Special e até a versão japonesa All Night Nippon, todas reconstruídas na engine Godot. O resultado são gráficos em alta resolução, suporte a widescreen, trilha sonora remasterizada e uma física ajustada para controles mais precisos, sem perder a essência do gameplay clássico.

A grande estrela, porém, é a customização. O jogo permite a instalação de resource packs que alteram completamente a aparência e os sons. Quer jogar com visuais de Super Mario World do SNES? Ou uma trilha sonora totalmente nova? Tudo é possível. E para os criativos, há um editor de fases integrado, com opções para incluir inimigos, plataformas e power-ups, ideal para quem sempre sonhou em criar seus próprios desafios no universo do encanador bigodudo.

A função de compartilhamento de fases online ainda não está ativa, mas os desenvolvedores prometem implementá-la em breve. Mesmo assim, a possibilidade de criar e testar levels personalizados já garante replayability quase infinita.

Projetos como esse vivem sob a sombra de possíveis remoções por parte da Nintendo, mas a equipe por trás do Remastered parece ter aprendido com erros alheios: não há recursos originais da Nintendo no download, apenas a engine e as ferramentas. Quem quiser jogar, precisa ter sua própria ROM.

O download está disponível no canal do Discord do projeto, e é uma grata surpresa para quem acredita que clássico não precisa significar ultrapassado.

Veja mais sobre games.

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin