A TellTale Games, conhecida por franquias de aventura como The Walking Dead, The Wolf Among Us, Tales from Borderlands, Game of Thrones e Batman: The TellTale Series, entre outros, demitiu 200 funcionários em uma recente reestruturação do estúdio.
Pete Hawley, CEO da companhia, deu uma declaração sobre o ocorrido, dizendo que “foi um ano incrivelmente difícil para a TellTale”, e que apesar de eles terem entregado o melhor conteúdo neste ano, isso não traduziu em vendas.
De acordo com informações publicadas pelos próprios funcionários, como Emily Grace Buck (designer de narrativas na TellTale) depois de uma reunião para comunicar o fechamento, a empresa deu 30 minutos para que todos os dispensados simplesmente deixassem o prédio.
Muitos levaram a notícia como um encerramento das atividades do estúdio. No entanto, Hawley deu uma declaração de que não estão fechando as portas. A empresa continuará com ele e mais 25 funcionários.
Aparentemente muitos membros da equipe nem sabiam o que ocorreria, inclusive nesta semana ainda davam entrevistas sobre futuros lançamentos e projetos a serem lançados. Outros disseram que não teriam a cobertura do plano de saúde a partir do próximo mês – o que dá a eles poucos dias de cobertura já que a demissão foi anunciada no final de setembro.
Teve até gente que trabalhou até as 3h da manhã no dia anterior do anúncio das demissões, de acordo com uma fonte que informou o site Kotaku.
“Nenhuma das minhas noites de insônia ou longas horas nos fins de semana tentando enviar um jogo na hora me deram uma indenização hoje”, twittou Brandon Cebenka, ex-artista da Telltale, nas horas que se seguiram à reunião. “Não trabalhe horas extras a menos que você seja pago por isso, ok? Proteja sua saúde. As empresas não se importam com você”.
Outro ex-funcionário disse que gostaria de tirar mais férias enquanto ainda tinham emprego. “Tudo que eu quero agora é descansar por alguns dias”, ele disse. “Mas, como não temos nenhuma indenização e nosso seguro saúde expira no final do mês, eu não tenho esse luxo”.
Demissões na TellTale Games podem ter sido ilegais
Shanon M. Ingles, que trabalhou na EA e TellTale Games, ressaltou que, se eles não estão fechando as portas, quebram uma das Leis do estado da Califórnia, que é dar um prévio aviso de 60 dias antes das demissões.
Não se sabe ainda qual o futuro da TellTale Games e nem mesmo se os capítulos que estavam em produção terão uma conclusão, como a temporada final de The Walking Dead.
Todos os jogos projetados para o futuro, porém, tiveram suas produções indefinidamente pausadas (para não dizer cancelados), como o caso de Stranger Things e Guardiões da Galáxia.
Ainda de acordo com a empresa, Batman: The TellTale Series foi o que teve pior desempenho em vendas na história da companhia.