Apesar de ter tido oportunidades, Leia nunca se tornou uma Jedi. E agora, uma teoria de Star Wars em torno de Star Wars: A Ascensão Skywalker pode explicar o verdadeiro motivo pelo qual Leia nunca chegou nesta posição.
No filme, foi estabelecido que Leia uma vez treinou com seu irmão Luke para se tornar uma Jedi. O treinamento chegou até o ponto em que Leia construiu seu próprio sabre de luz, embora eventualmente ela tenha decidido abandonar o caminho dos Jedi e se envolver na política da Nova República.
Conforme é conhecido pela trilogia sequencial de Star Wars, os poderes da Força de Leia foram herdados por seu filho, Ben Solo. Ben então passou a treinar com Luke, e A Ascensão Skywalker explica por que Leia escolheu abandonar seu treinamento, deixando os caminhos dos Jedi para Ben.
Essa explicação deu origem a uma teoria sombria que poderia desvendar o verdadeiro significado por trás do motivo pelo qual Leia não continuou a treinar como Jedi em uma reviravolta trágica, apesar de Leia potencialmente ser uma Jedi mais poderosa do que Yoda.
A explicação dada por Star Wars: A Ascensão Skywalker sobre por que Leia nunca completou seu treinamento Jedi é trágica o suficiente. Aparentemente, Leia tinha visões e sonhos de que a vida de Ben estaria em perigo caso ela completasse seu treinamento Jedi. Isso é um tropo clássico de Star Wars e coloca Leia mais próxima de seu pai.
Ao longo da trilogia dos episódios I, II e III, Anakin tinha visões da Força de sua mãe e de Padmé morrendo, o que o levou até o Imperador Palpatine como um meio de se tornar poderoso o suficiente para salvá-las.
É interessante, então, que Leia tenha tido visões semelhantes. Durante seu treinamento com Luke, ela tinha essas visões que aparentemente confirmavam que Ben morreria se ela se tornasse uma Jedi.
Siths podem ter direcionado as visões dos Jedi para completarem os seus planos
Embora isso não seja explicado em mais detalhes, uma teoria sombria poderia tornar A Ascensão Skywalker ainda mais trágica. Essa razão já é triste o suficiente, com Ben Solo eventualmente morrendo mesmo assim, apesar de Leia ter deixado a Ordem Jedi, mas essa teoria envolvendo o próprio Palpatine pode provar que tudo fazia parte do plano do Lorde Sith.
É claro que as visões de Leia poderiam ter vindo da própria Força. A Força tem sido mostrada agindo de maneiras misteriosas, guiando os Jedi em seus caminhos de forma a melhor promover o equilíbrio. No entanto, essa teoria afirma que as visões na verdade vêm diretamente de Palpatine. Em alguns livros e quadrinhos de Star Wars que fazem parte do cânone, foi sugerido que usuários extremamente poderosos do lado sombrio da Força poderiam enviar sonhos pseudo-proféticos para a mente dos Jedi, a fim de guiá-los por certos caminhos e beneficiar suas próprias intenções sombrias.
Isso explicaria ainda mais a tragédia de Leia abandonando os Jedi. É difícil imaginar a Força dando visões a Leia afirmando que Ben morreria a menos que ela deixasse a Ordem, apenas para traí-la quando Ben morre em O Despertar da Força. No entanto, com Palpatine, faria sentido que um homem tão distorcido como ele usasse a morte de Ben contra Leia para forçá-la a abandonar os Jedi, especialmente considerando que ele sabia que visões semelhantes foram o que levou Anakin ao lado sombrio.
Palpatine sendo o responsável por essas visões também faz sentido, já que ele gostaria que Leia abandonasse seu treinamento Jedi. Palpatine sabe que a única ameaça ao seu poder em todos os nove filmes da Saga Skywalker foram os Jedi. Embora ele tenha lidado com os Jedi da trilogia I, II e III de forma quase totalmente bem-sucedida, Luke e Anakin provaram que os Jedi sempre estarão presentes para restaurar o equilíbrio na Força. Como resultado, o plano de Palpatine após O Retorno de Jedi, para a Ordem Final, provavelmente significava que ele temia que os Jedi se levantassem novamente para enfrentá-lo.
Leia nunca se tornou uma Jedi graças a uma estratégia de Palpatine
Portanto, Palpatine enviando visões a Leia para fazê-la abandonar seu treinamento Jedi resulta em um Jedi a menos para enfrentá-lo. Além disso, Leia tem o sangue de Darth Vader, o que significa que Palpatine provavelmente temia dois descendentes do Escolhido se voltando contra ele. Da mesma forma, se Leia tivesse seguido o caminho de um Jedi, provavelmente teria sido parte da academia de Luke em Ossus. Isso teria dificultado muito para Palpatine corromper o coração de Ben com o lado sombrio, uma vez que Leia provou ser a responsável por trazê-lo de volta para a luz.
Essa teoria sombria de Star Wars faz sentido e torna a jornada de Leia ainda mais trágica.
Veja mais sobre Star Wars!