Ciência Mundo Geek Sociedade

Um país inteiro terá de ser evacuado por causa das mudanças climáticas

Tuvalu, uma pequena nação insular no meio do Oceano Pacífico, está se preparando para evacuar toda a sua população de pouco mais de 11 mil pessoas. O motivo é alarmante: o aumento do nível do mar, provocado pelas mudanças climáticas, está tornando inviável a permanência no país, que tem uma altitude média de apenas dois metros acima do nível do mar.

Segundo a Wired, Tuvalu assinou em 2023 um acordo com a Austrália para criar um programa de migração climática. Por meio dele, 280 moradores por ano poderão se mudar de forma permanente para o território australiano, com vistos especiais. Mas a procura é enorme: a Alta Comissão Australiana em Tuvalu informou que já recebeu 8.750 inscrições no sorteio de vagas, número que inclui familiares dos candidatos principais.

A urgência cresce à medida que o mar avança e tempestades cada vez mais intensas, favorecidas pelo aquecimento global, ameaçam a já frágil infraestrutura do país. Pesquisadores da Universidade de New South Wales estimam que, combinando programas de migração para Austrália e Nova Zelândia, cerca de 4% da população de Tuvalu poderá deixar o país a cada ano. Em dez anos, quase 40% dos habitantes podem ter migrado, ainda que alguns eventualmente voltem ou se desloquem temporariamente.

Além do plano de evacuação, o governo está digitalizando em 3D suas ilhas para preservar o patrimônio cultural caso o território seja engolido pelo oceano.

Tuvalu não é o único lugar sob ameaça. O Programa de Desenvolvimento da ONU alerta que enchentes costeiras crescentes podem colocar em risco mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, e centenas de cidades populosas enfrentarão riscos cada vez maiores até 2050. A ONU calcula que o aumento do nível do mar já afeta diretamente cerca de um bilhão de pessoas.

“O perigo existencial que enfrentamos não foi causado por nós”, disse o primeiro-ministro de Tuvalu, Feleti Teo, em discurso no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU. “Mas ele vai nos redefinir.”

Veja mais sobre ciência e sociedade.

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Pin