Música

Um sample icônico a cada ano: a evolução da música eletrônica de 1990 a 2024

Você já teve a sensação de voltar no tempo ao ouvir apenas alguns segundos de uma música?

Basta escutar os primeiros acordes de “Get Up”, de Vernon Burch, para ser transportado direto para 1990. Ou quem sabe “Balance and Rehearsal”, do álbum de teste de som da JBL, para reviver 1999.

Se esses nomes não te soam familiares, talvez você os conheça de outra forma: samples reutilizados em hits como “Groove Is in the Heart”, do Deee-Lite, “Praise You”, de Fatboy Slim, ou “One More Time”, do Daft Punk. Sem esses trechos emprestados, esses hits simplesmente não existiriam.

Trinta anos atrás, poucas pessoas entendiam que uma música nova poderia ser construída a partir de trechos de outras.

Hoje, esse conceito está presente em muitos gêneros musicais, e o sampling se tornou uma ferramenta tecnológica e… uma forma de arte.

O hip-hop é, sem dúvida, um dos estilos que mais popularizou essa técnica, mas a música eletrônica também soube se apropriar dela para criar hits que marcaram épocas.

O canal Tracklib, conhecido por analisar samples icônicos do hip-hop, também mergulhou no universo da eletrônica, e mostra os ingredientes sonoros por trás de músicas lendárias desde os anos 1990 até 2024.

Se você já se perguntou o que compõe hits como “Rhythm Is a Dancer” (Snap!), “Porcelain” (Moby), “First of the Year” (Skrillex) ou “Ferrari” (James Hype & Miggy Dela Rosa), este é o momento de descobrir.

Para quem viveu os anos 90 e 2000, as primeiras décadas dessa linha do tempo podem soar completamente familiares.

Já para os mais jovens, esses samples são um meio de explorar clássicos de artistas como Aaron Neville, Freeez, Brian Wilson, Gladys Knight & the Pips e Melba Moore.

E se as novas gerações curtem esses samples muitas vezes sem saber de suas origens, quem cresceu ouvindo os clássicos pode reconhecer as batidas e sequências nas novas músicas – não tão novas assim.

Coloque os fones de ouvido, o play no vídeo abaixo e faça uma boa viagem no tempo:

Leia mais sobre Música!

Jornalista, comunicadora, cofundadora do Nerdizmo e eterna curiosa. Se me encontrar por aí, provavelmente estarei com um livro, um caderninho, uma caneta e fones de ouvido. Estou sempre explorando temas diferentes, de ciência à música. Adoro um bom papo sobre qualquer assunto e mantenho os ouvidos e olhos abertos para novas histórias. Tem alguma para me contar?

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin