A Universidade da Califórnia em Berkeley inaugurou um novo curso com aulas sobre Hayao Miyazaki, o mestre por trás das animações do Studio Ghibli, e algumas das melhores animações já criadas na história.

Isso surgiu por meio de uma proposta de dois alunos, Evan Ho, estudante de biologia molecular, e Miguel Morales, de matemática aplicada, ambos com 20 anos de idade – que possuem um extenso conhecimento sobre o diretor e artista e suas obras.

Além de examinar em detalhes as técnicas de animação utilizadas ou o contexto histórico e cultural de cada uma das obras da filmografia de Miyazaki, Ho e Morales exploram em conjunto com os alunos deste curso os temas paralelos desses filmes: feminismo, multiculturalismo, ambientalismo, etc. 

Isso ocorre principalmente porque, segundo Ho, os filmes de Miyazaki “nos tiram da nossa zona de conforto, que é, com alguma frequência, a melhor maneira de aprender mais sobre o mundo e sobre nós mesmos”.

O artista tem grande importância na história da arte e expressão artística, e durante sua carreira de mais de 50 anos ele representou o seu ponto de vista singular e criatividade em diversas obras como “A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Animado”, “Princesa Mononoke”, “Meu Amigo Totoro”, “O Castelo no Céu” e muitas outras.

Miyazaki também é conhecido por misturar dois elementos importantes no seu trabalho, que provavelmente refletem na qualidade deles: amor e disciplina.

Um gênio da arte. Se você não viu as animações dele ainda, veja!

Veja mais sobre Hayao Miyazaki.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin