No Japão, um YouTuber de 52 anos foi preso pela Polícia em Nagoya por realizar diversos uploads de animes, gameplay de jogos e até mesmo visual novels e mangás em sua página. De acordo com o Content Overseas Distribution Association (CODA), esta é a primeira prisão realizada em todo o país que se dá por ter publicado ou transmitido trechos de games na plataforma de vídeos.
De acordo com a organização, o suspeito subiu diversos vídeos de Steins;Gate: My Darling Embrace, título da Nitropolus e obtido dinheiro por sua monetização. Em seu canal também foi constatado diversos vídeos com trechos de Steins;Gate e SPY x FAMILY, contando com legendas e narração própria. A Kadokawa revela que ele executa ações do gênero com vários animes desde 2019.
As leis não estão ao lado do YouTuber
Diversas produtoras de jogos cedem guias que indicam o que o YouTuber pode ou não divulgar em seus jogos ou dos trechos que pode mostrar para serem monetizados. A grande maioria faz isso para evitar que spoilers sejam mostrados abertamente para todos. Sair do indicado pode configurar um crime de direitos autorais e pelo visto não gostaram nada das ações do suspeito de quatro anos para cá.
Veja mais em Mundo Geek!