Poucos seres humanos tiveram o privilégio de ver o planeta Terra do espaço. Nós, aqui na Terra, somos contemplados com imagens registradas por astronautas e sondas em missões espaciais, que nos trouxeram uma nova perspectiva do nosso lugar no Cosmos.
As fotos selecionadas do arquivo da NASA variam entre milhões de quilômetros de distância, e mostram a Terra desde um pequeno ponto na imensidão até um globo azul visto no horizonte da Lua.
São imagens que despertam êxtase ao concederem uma experiência para todas as gerações: enquanto vemos as fotos, somos nós, neste planeta abundante em vida, vistos na imensidão do Universo.
A primeira vez que a Terra foi vista da Lua (1966)
A primeira imagem já feita da Terra em uma perspectiva lunar foi registrada pela sonda Lunar Orbiter 1, lançada para mapear áreas favoráveis ao pouso das missões Apollo. A sonda presenciou 5 órbitas lunares e retornou à Terra com 3.000 imagens.
Earthrise (1968)
No natal de 1968, William Anders, Jim Lovell e Frank Borman, astronautas tripulantes da Apollo 8, fizeram uma transmissão ao vivo direto da órbita lunar. Eles também registraram as primeiras fotografias coloridas da Terra de dentro da nave.
A imagem mostra o nascer da Terra visto em uma linha de horizonte lunar. O astronauta Jim disse que a “vasta solidão” que ele sentia ao circular pela Lua era “inspiradora”, e fez com que ele “percebesse o que se tem na Terra”. Ele ainda descreveu nosso planeta como um “grande oásis na imensidão do espaço”.
Terra vista da Lua na missão Apollo 11 (1969)
A missão tripulada que levou Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins com pouso bem-sucedido na Lua proporcionou fotos memoráveis feitas pelos astronautas. Uma das imagens célebres mostra a Terra aparecendo no horizonte em solo lunar.
Pálido Ponto Azul (1990)
A imagem capturada pela sonda Voyager 1 foi nomeada por Carl Sagan como Pálido Ponto Azul; ao vê-la, ele teve reflexões profundas sobre a vida na Terra e nosso lugar no Cosmos, e mais tarde publicou um livro homônimo de mesmo nome. O cientista descreveu nosso planeta como um mero grão de areia suspenso em um raio de Sol. Lançadas em 1977, as sondas Voyager 1 e 2 continuam a enviar dados de suas missões pelo espaço para a Terra.
Retrato de família – Terra e a Lua (1992)
A sonda Galileo registrou fotos da Lua e a Terra em uma distância de 6,2 milhões de km. Ela foi lançada em 1989 para estudar o planeta Júpiter, suas luas e outros corpos celestes do Sistema Solar. A foto, chamada Retrato de Família, foi feita a partir de filtros visíveis (violeta e vermelho) e infravermelhos.
Astronauta caminha livremente pelo espaço (1994)
O astronauta Mark Lee faz sua caminhada livre pelo espaço vestindo um traje especial chamado SAFE, que substituiu os apoios para as mãos e equipamentos que ligavam os astronautas direto na nave, para que não perdessem o contato e flutuassem a esmo. A imensidão azul em contraste com o astronauta. Uma imagem de tirar o fôlego.
Terra e Lua vistas de Mercúrio (2010)
Da órbita de Mercúrio, a sonda Messenger registrou uma imagem da Terra e a Lua como pequenos círculos de luzes refletidas. A missão começou em 2004, com o objetivo de estudar as características de Mercúrio, e acabou em 2015.
Terra vista dos anéis de Saturno (2013)
Em uma distância aproximada de 1,4 bilhão de km, a Terra aparece como um pequeno ponto brilhante, como registra a sonda Cassini. A missão Cassini-Huygens tinha o objetivo de explorar Saturno e suas luas, e acabou em 2017. Foi um projeto cooperativo entre a NASA, a agência espacial europeia e a agencia espacial italiana.
Terra vista de Marte (2013)
A imagem registrada pela sonda Curiosity mostra a Terra vista do solo marciano, 80 minutos depois do pôr do sol, em uma distância de 160 milhões de quilômetros. Qualquer um que estivesse no planeta vermelho veria o planeta Terra como uma pequena estrela brilhante, à noite.
Earthrise 2.0 (2015)
A nova imagem do nascer da Terra foi registrada do solo lunar pela espaçonave robótica Lunar Reconnaissance Orbiter. Lançada em 2009 com a missão de explorar o solo da Lua, a sonda presenciou 12 nasceres da Terra.
Porque razão o espaço é todo ele escuro mas o Planeta é iluminado?
O planeta Terra está sendo iluminado pelo Sol, e os raios do sol convergem de modo paralelo e de forma não-linear, do espaço para Terra, independente do espaço ser escuro.
Acredite q estejam sendo iluminados pelo sol né fi ? Tu n ver a lua iluminada tb aqui da terra ? Achava o q ? Q tem lâmpadas dentro do globo da lua ? O q mais me impressiona eh alguém ainda achar q a terra eh plana sendo que existem fotos reias tiradas de uma certa distância da terra por aeronaves e robôs !