- Ator sofreu múltiplas lesões ao longo de sua carreira devido a papéis no cinema fisicamente exigentes
- As filmagens de “Gladiador” contribuíram para as lesões no tendão de Aquiles de Crowe e para o desgaste de seu quadril, enquanto outros filmes como “Mistério, Alasca” e “Cinderella Man” também acrescentaram à sua lista de lesões
São muitas as lesões de Russel Crowe desde que ele começou a sua carreira de ator. A começar por Gladiador, de Ridley Scott, que apresentou Crowe em várias sequências de ação prolongadas, incluindo cenas com tigres reais, deixando uma marca duradoura de lesões em seu corpo.
Durante uma entrevista de 2016 à revista Vulture, o ator falou sobre suas muitas lesões. Ele descreveu a experiência fisicamente exigente e perigosa de filmar Gladiator: “Quando você vê o filme e há a tomada na tela, as outras 19 em que o cavalo o atropelou ou o cara bateu na sua cabeça ou qualquer outra coisa não estão no filme.”
As lesões de Russel Crowe durante a sua carreira
Lesões nos tendões de aquiles de grau quatro
A primeira lesão um pouco mais “forte” de Russell Crowe foi uma ruptura dos tendões de Aquiles. Em 1999, Crowe estrelou um filme de hóquei no gelo chamado Mystery, Alaska, no qual interpretou John Biebe, um jogador local de hóquei ao ar livre na cidade fictícia de Mystery. “Eu estava usando patins de gelo 12, 14 horas por dia, e meus pés simplesmente não cresceram daquela maneira”, afirmou ele, explicando a causa de suas lesões nos tendões de Aquiles.
Gladiator também não ajudou com as lesões nos tendões de Aquiles. O ator afirmou que, nas fases iniciais da filmagem do épico, o figurinista não permitiu que os atores usassem saltos nos sapatos por questões de precisão histórica. As rupturas dos tendões de Aquiles têm diferentes níveis de gravidade, e Crowe afirmou que suas rupturas provavelmente atingiram o grau quatro durante as filmagens de Cinderella Man. Ou seja, é o nível máximo de lesões do tipo.
Osteonecrose do quadril
Crowe descreveu que seu quadril desintegrado, também conhecido como Osteonecrose do quadril, veio de uma queda no set de Gladiator. Embora as cenas de guerra sejam geralmente físicas e perigosas de se filmar, reunir dezenas de homens, cavalos e tigres em uma arena para uma luta confusa é uma história diferente. Apesar das lesões, ainda é uma das melhores atuações de Russell Crowe. O ator Djimon Hounsou descreveu sua experiência nas cenas de ação em uma entrevista à Variety: “Quase sem querer eu esfaqueei alguém na cabeça na sequência de luta no Coliseu quando Maximus sobe no cavalo.”
Hounsou descreveu a intensidade trazida ao set: “A maioria de nós se empolgou, e acho que quando você está realmente fazendo isso de verdade, a encenação acaba indo embora e o emocional toma conta, então muitas pessoas se machucaram.” Na mesma entrevista, Russell Crowe expressou que essas lesões eram algo com que ele tinha que lidar. Ele também brincou que era jovem e “feito de borracha”, o que o permitia superar as filmagens físicas rigorosas.
Cartilagem Faltando nos Dedos dos Pés
Russell Crowe descreveu ter falta de cartilagem em seus dedos dos pés, algo que se deteriorou ao longo dos anos devido às sequências de luta. Ele explica que isso acontece devido aos movimentos laterais das cenas de luta. Essa lesão provavelmente também pode ser atribuída a Gladiator, embora o filme Cinderella Man, dirigido por Ron Howard, também seja provavelmente um culpado.
Crowe acrescenta à explicação sobre a lesão, dizendo: “Às vezes você tem que parar abruptamente, porque, se não fizer isso, ou você para ou morre. Você é atropelado por algo. Então é daí que essa lesão vem.” Filmes como Gladiator, Robin Hood ou mesmo 3:10 to Yuma mostram Crowe em grandes cenas de combate com animais em movimento e veículos.
Lesões no ombro
Duas situações durante as filmagens fizeram com que Russell Crowe precisasse de cirurgias em seu ombro esquerdo. Ele descreve que a primeira experiência ocorreu durante a pré-produção de um filme que ele acabou não fazendo, dizendo que a lesão ocorreu durante um ensaio para uma cena de ginástica. Deu errado, e seu parceiro de cena pisou em seus braços, resultando em uma lesão no tecido labral. Mas isso não foi tudo para o ombro esquerdo de Crowe, pois ele continuou azarado na pré-produção.
A segunda lesão no ombro ocorreu durante a pré-produção de Cinderella Man. Russell Crowe treinou para o intenso filme de boxe com verdadeiros boxeadores e o renomado treinador de boxe Angelo Dundee, que também apareceu no filme. Crowe descreveu a lesão que ocorreu durante o treinamento: “Eu estava no meio de uma luta de boxe real, e esse ex-boxeador canadense de nível olímpico tirou meu cotovelo, subluxando meu ombro, o que agravou um problema que já existia. “Machucar aquele ombro parece terrível, especialmente da maneira como foi atingido por um atleta profissional.
Edemas na medula ossea e joelhos
O edema da medula óssea é quando o fluido se acumula na medula óssea e causa inchaço. Não é uma lesão agradável, e a história de Crowe do set de Robin Hood que levou a isso é ainda pior. No filme, onde Crowe interpreta o personagem-título, ele deveria pular e aterrissar 14 pés abaixo em um terreno preparado, o que ajudaria a suavizar a queda. Crowe descreve a experiência: “Eu tinha que cair com os pés planos, e eles não prepararam o chão. Então eu cai de pés planos em terra sólida como uma rocha. Foi terrível.”
Veja mais sobre cinema!